TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Comportamento Aplicada à Prática Clínica e Social

Por:   •  29/6/2023  •  Artigo  •  6.550 Palavras (27 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 27

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE IPATINGA

Curso de Pós Graduação

Análise do Comportamento Aplicada à Prática Clínica e Social

TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO AUTISTICO E AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

UNIPAC

IPATINGA

2014

ANDREZA TEMPONI DE ALMEIDA

CÍNTYA ALVIM REIS

TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO AUTISTICO E AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

Monografia apresentada ao curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada à prática Clínica e Social da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ipatinga, como pré-requisito para obtenção do título, especialista.

Orientado pelo professor Orlando Velozo

UNIPAC

IPATINGA

2014

TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO AUTISTICO E AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

ANDREZA TEMPONI DE ALMEIDA

CÍNTYA ALVIM REIS

Aprovada em _____/_____/_______________

BANCA EXAMINADORA

__________________________________________________________

Assinatura

__________________________________________________________

Assinatura

Conceito Final: ___________________

TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO AUTISTICO E AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS

RESUMO

Existem inúmeras propostas psicológicas para a intervenção em relação a pessoas diagnosticadas com Transtorno Autista. O estudo se inicia a partir da necessidade de se conhecer mais sobre autismo e verificar as possibilidades de melhoria da qualidade de métodos educativos específicos como recurso para evolução sócio-educativa. O presente trabalho tem como objetivo apresentar a proposta da Análise do Comportamento para esse transtorno, a partir de uma revisão bibliográfica, apresentando um breve conceito sobre o autismo, bem como as aplicações para o mesmo a partir da Análise do Comportamento. Concluiu-se que independente do grau e do tipo de autismo, existe desenvolvimento em todas as áreas avaliadas através do protocolo avaliativo, proporcionando o efetivo estabelecimento das suas funções comunicativas.

PALAVRAS-CHAVE: transtorno autista, análise do comportamento, intervenção.

ABSTRACT

There are numerous proposals for psychological intervention for people diagnosed with Autistic Disorder. The study starts from the need to know more about autism and check the quality improvement possibilities of specific educational methods as a resource for social and educational development. This paper aims to present the Behavior Analysis of the proposal for this disorder, from a literature review, presenting a brief concept of autism, as well as applications for the same from the Behavior Analysis. It was concluded that regardless of the degree and type of autism, there is development in all areas evaluated by the evaluation protocol, providing the effective establishment of their communicative functions.

KEYWORDS: autistic disorder, behavior analysis, intervention.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.................................................................................................07
  2. HISTÓRICO E DEFINIÇÕES DO AUTISMO...................................................08
  3. CARACTERIZAÇÃO E EVOLUÇÃO DA SÍNDROME................................................10
  4. INSTRUMENTOS UTILIZADOS NO DIAGNÓSTICO DO AUTISMO.............12
  5. ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS...........................................................14
  6. MÉTODOS DE INTERVENÇÃO NO AUTISMO..............................................16
  7. AUTISMO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO...........................................19

CONSIDERAÇÕES FINAIS.............................................................................22

        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................24

  1. INTRODUÇÃO

O presente estudo foi desenvolvido através de revisão nas bases de dados do Scielo e artigos em periódicos. A interdisciplinaridade também esteve presente no processo com o direcionamento do orientador, de acordo com a respectiva disciplina da pós graduação. Tem o objetivo de descrever o que é o Autismo e a atuação do psicólogo a partir da abordagem comportamental.

Para tal embasamento metodológico utilizou-se como referência autores como Marque (2000), e Rutter (2010), que traz suas definições a cerca do autismo.

Utilizou-se ainda Pereira (2006), a qual detém a cerca das possíveis intervenções práticas em autismo infantil. No entanto, fundamentamos ainda nosso trabalho em bibliografia Sobre Cognição e Comportamento.

O autismo é identificado como um transtorno invasivo do desenvolvimento (TID), caracterizado por atrasos e desvios no desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e demais habilidades. Na quarta edição revisada do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV-TR), a categoria TID inclui condições que estão invariavelmente associadas ao retardo mental. É por natureza caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento que acomete mecanismos cerebrais de sociabilidade básicos e precoces. (Marques, 2000).

A origem Do autismo, atualmente ainda é desconhecida. Existem teorias que atribuem causas de ordem genética hereditária, perturbação precoce das relações interpessoais e uma combinação de fatores orgânicos e afetivos.

 B. Rimland opina que existe uma grande semelhança entre a conduta das crianças autistas e das crianças vítimas de privação sensorial, sendo o autismo mais grave e intenso que a privação sensorial. Segundo a descrição do autor, as crianças inacessíveis aos estímulos externos, como se estivessem confinadas, sugerem a hipótese de uma lesão no sistema reticular, cuja origem seria uma hiperoxia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.6 Kb)   pdf (176.4 Kb)   docx (221 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com