TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Minha parte ( Fabíola) : Pag. 03

1ª etapa:

Ivar Lovaas em 1987, publicou na Califórnia, um estudo onde aplicou o uso de princípios comportamentais no ensino de crianças diagnosticadas com autismo, onde 9 do total de 19 alunos, obtiveram êxito no tratamento intensivo embasado na Análise Comportamental Aplicada (ABA ) conseguindo reintegra-los completamente na escola regular. Mesmo havendo criticas voltadas para esta publicação de Lovaas, aumentou o número de escolas especializadas neste estudo (ABA), propagando publicamente os resultados alcançados. As escolas mais conhecidas em todo o mundo são: PCDI (New Jersey, EUA), NECC (Massachusetts, EUA), Spectrum Center (Califórnia, EUA), Jericho School (Flórida, EUA), STARS (Califórnia, EUA), Ann Sulivan (Peru e Brasil), e mais recentemente a AMA (São Paulo, Brasil).

Estrutura educacional em escolas especializadas em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA:

É exigido que a estrutura de ensino destas escolas seja a melhor e mais completa, com a preocupação de acomodar da melhor maneira possível a necessidade de cada aluno em sua singulariedade, um exemplo disso é promover a atenção de um professor apenas para um aluno. Os pais por sua vez, apoiam o método e não questionam o serviço prestado, pois o resultado sempre é positivo, visando alcançar a independência de seus filhos no futuro. Outro ponto importante  destas escolas, e que elas tem surtido bons resultados, contando com a colaboração de um conjunto de outros profissionais multidisciplinares,tais como fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, e professores de educação física, todos treinados para trabalhar em conjunto com o método da Análise do Comportamento Aplicada. Sendo assim, a qualidade do serviço prestado para com os alunos é garantido, trabalhando assim com as habilidades específicas de cada um deles.

Alguns pressupostos básicos adotados por escolas especializadas em ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA ( Fabíola)

A  Análise Comportamental Aplicada na educação escolar,  partem de pontos básicos, sendo comum  para as crianças . Os comportamentos em geral, são consideráveis sucetíveis à modificações, não julgando comportamentos inadequados, visto como doença, bem como a falta de comportamentos, também não é vista como imutável. É interessante saber que o diagnóstico feito pelo analista do comportamento , resulta da ação necessária na busca  de recursos financeiros, mas isto não dita a prática do analista. Este analista tem  por principal característica o comprometimento com a ideia que todo comportamento tem sua função (causa). Por exemplo, uma criança ao se morder  pode demonstrar um comportamento “estranho”, mas se analisar o motivo desse  morder, compreende-se que ao se morder,  automaticamente  ela passa a receber atenção dos pais. Se essa mesma criança não for ensinada a buscar essa atenção de uma forma  mais plausível, entende-se que não é nem um pouco “estranho” que ela se morda, pois afinal, a ocorrencia desse  comportamento é a conseqüência da tão pedida “atenção”, sendo assim, o ato de  se morder, tem essa função.

Então, o que mantém tal comportamento é a função, e a emissão de comportamentos pode produzir diversas conseqüências, baseando-se:  1) relação entre a situação em que o comportamento é emitido;  2) o comportamento em si;  e 3) a conseqüência de tal comportamento.

2ª etapa: (Fabíola e Vanessa)

O autista e a análise aplicada do comportamento: Quais as possíveis melhorias na qualidade de vidados portadores e dos familiares a partir de uma proposta de intervenção

Objetivo:

Através do método ABA, foi alcançado o objetivo de aplicar e mudar o comportamento de uma criança portadora de autismo, visando intervir de maneira significativa no comportamento que é considerado adequado, voltado para brincar funcionalmente, e minimizar a incidência de de birra, que é considerado um comportanto inadequado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com