TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprender a ser um psicoterapeuta

Artigo: Aprender a ser um psicoterapeuta. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo: Aprendendo a Ser Psicoterapeuta

Encontramos varias maneiras de se tornar um psicoterapeuta, acompanhando o crescimento do ser humano.

Para o Jacob Levy Moreno, o papel do psicoterapeuta é a criatividade de estar presente enriquecendo e transformando. Os alunos em formação na maioria na fase da adolescência estão em um processo de crescimento profissional, tendo a responsabilidade em ajudar o ser humano, na concepção do respeito, na qualidade da sua formação profissional.

Vem crescendo o número de pessoas que buscam a psicoterapia, na tentativa de resolver as dificuldades e criar possibilidades de viver no mundo atual, estar pronto para as mudanças sem sentir inseguras e sozinhas. A psicoterapia esta inserida para como mais uma possibilidade sendo capaz de transformar o individual, social e política.

O psicoterapeuta esta relacionado ao um exercício de arte, envolvendo convicções teóricas e sensibilidade pessoal para aliviar o sofrimento psicológico de alguém. Para um desempenho psicoterapêutico é necessário que tenham a consciência dos problemas, assim evitando danos ao paciente, estando preparado para reagir com as próprias frustrações, seja com dificuldade, até um cliente difícil.

A segurança emocional tem que estar sempre presente, o cliente acredita que o psicoterapeuta esta sempre em equilíbrio, para estar sempre ajudando em todos os aspectos, para assim o cliente construir uma imagem mais real das suas próprias exigências.

A postura que o psicoterapeuta não deve anular os sentimentos e vontades, mas exige que o mesmo não se deixe influenciar e sim orientar o mundo do cliente, tendo uma relação espontânea.

Freud vê isso como uma analise de regras, deixando a mente sempre livre para o cliente. Assim criando três atitudes fundamentais que são: o objetivo de facilitar a compreensão do inconsciente do cliente pelo terapeuta, o comportamento cirurgião onde o psicoterapeuta não esta a sentimentos e afetos pelo cliente, estando sempre atento para que não se deixe impedir de dizer o que for necessário e o comportamento de espelhos, permanecendo e conduzir a analise diante do cliente, intensificando a fantasia deste e ao mesmo tempo penetrar nas intenções do psicoterapeuta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com