TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aprendizagem Segundo Ausubel

Monografias: Aprendizagem Segundo Ausubel. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  1.892 Palavras (8 Páginas)  •  802 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

O autor David Paul Ausubel (25/10/1918 - 09/07/2008), defende a Teoria da Aprendizagem Significativa. Segundo ele, é fundamental que o aprendizado aconteça a partir de algo que faça sentido aos conceitos já existentes na estrutura cognitiva do aluno.

Nascido em Nova York, nos Estados Unidos, Ausubel era filho de imigrantes judeus. "Seu interesse pela forma como ocorre à aprendizagem é resultado do sofrimento que ele passou nas escolas norte-americanas", comenta Rosália Maria Ribeiro de Aragão, professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Por isso, apesar de sua formação em Medicina Psiquiátrica, ele dedicou parte de sua vida acadêmica à Psicologia Educacional.

Ausubel explica que à medida que um novo conteúdo é incorporado às estruturas de conhecimento, adquirido significado a partir da relação com o conhecimento prévio, a aprendizagem se torna muito mais significativa, ou seja, são os conhecimentos prévios que a criança relaciona com os novos conhecimentos que adquiriu, desenvolvendo assim o lado cognitivo da criança. Ao contrário a aprendizagem se torna mecânica onde novo conteúdo passa a ser armazenado isoladamente ou por meio de associações arbitrárias na estrutura cognitiva, que consequentemente se produz menos incorporação e atribuição de significado.

Assim o psicólogo norte – americano David Paul Ausubel sugere as primeiras propostas psicoeducativas, explicando a aprendizagem escolar e o ensino diferente dos demais autores, como Piaget, Vygotsky e Wallon.

No processo da aprendizagem a nova informação interage em comum à estrutura de conhecimento específico que Ausubel chama de conceito “subsunçor”, que advém da tradução inglesa “subsumer”. Já quando o conteúdo a ser aprendido não ligar-se com algo já conhecido ocorre o que Ausubel chama de aprendizagem mecânica, ou seja, quando as novas informações são aprendidas sem interagir com conceitos existentes na estrutura cognitiva, ocorrendo à memorização de formulas que são esquecidas após a avaliação.

Aprendizagem segundo Ausubel

Muito se fala sobre formas de aprendizagem, por isso varias teorias foram criadas, onde cada uma tem sua peculiaridade. As mais conhecidas e discutidas são de Piaget, Wallon, Vygotsky, e Ausubel.

Para Piaget o conhecimento se dá de forma diferente em cada fase da vida do indivíduo, são as chamadas fases de aprendizagem do ser humano (Piaget, 2003). Wallon tem uma visão bem semelhante à de Piaget, afirmando que a criança tem estágios de desenvolvimento, contudo ele não acredita que a criança desenvolva de maneira linear, mas sim de uma sucessão de fases que se alternam (Contribuição..., 2012, p.2). Já contrapondo as duas teorias mencionadas, Vygotsky postula que o desenvolvimento é de fora para dentro, chamada de zona de desenvolvimento proximal (Vygotsky, 2003), mas para Ausubel os novos conhecimentos se baseia no que já é conhecido (Teoria..., 2011).

Foram pautados um pouco da teoria dos quatros teóricos, mas discutiremos sobre a teoria de Ausubel, que concentrou seus trabalhos na aprendizagem ocorrida em sala de aula, ajudando os professores no seu desempenho, deixando um legado de técnicas e reflexão acerca da aula do tipo “tradicional” (Cruz, 2013), contribuindo significativamente para a atual educação brasileira por exigir mais eficiência das escolas e poder enfrentar o problema da repetência no primeiro grau (Ronca, 1994)

Conceitos Básicos

Segundo a teoria de Ausubel, os principais conceitos relativos à aprendizagem se articulam esquematicamente da seguinte forma (Faria, 1989, p 7):

(http://www.robertexto.com/archivo3/a_teoria_ausubel.htm)

Analisando cada um destes conceitos separadamente, tem-se:

Estrutura cognitiva

Segundo Ausubel (apud Faria, 1989, p 8), a estrutura cognitiva é a organização de ideias de um dado indivíduo; ou, no contexto da aprendizagem de certos assuntos, organizando o conteúdo de suas ideias em uma área especifica do conhecimento. Ou seja, é aquisição, armazenamento e organização das ideias no cérebro do indivíduo.

Para Ausubel a estrutura cognitiva de cada indivíduo é extremamente organizada e hierarquizada, no sentido que as várias ideias acorrentam-se de acordo com a relação que se estabelece entre elas, ancorando-se e reordenando novos conceitos e ideias que progressivamente é internalizando, aprendido.

Neste ponto, a definição dada por Ausubel, para que ocorra aprendizagem é necessária à aquisição, ancorado no armazenamento de ideias já existente na estrutura cognitiva e posteriormente a organização das mesmas.

Aprendizagem

Para Ausubel, a aprendizagem consiste na “ampliação” da estrutura cognitiva, por meio da incorporação de novas ideias, que são somadas as existentes na cognição. Por isso dependendo do tipo de engajamento que se tem entre as ideias já existentes nesta estrutura e as novas que se estão internalizando, pode ocorrer um aprendizado que varia do mecânico ao significativo.

Aprendizagem Significativa

Segundo Ausubel, a aprendizagem significativa no processo de ensino necessita fazer algum sentido para o aluno e, nesse processo, a informação deverá interagir e ancorar-se nos conceitos relevantes já existentes na estrutura do aluno. O autor entende que a aprendizagem é um processo que envolve a interação da nova informação abordada com a estrutura cognitiva do aluno. No processo de aprendizagem para as crianças menores é utilizada a formação de conceito, generalizando os interesses específicos para que, na idade escolar já tenham desenvolvido um conjunto de conceitos, de modo a favorecer o desenvolvimento da aprendizagem significativa. Esses conceitos deverão ser adquiridos através de assimilação, diferenciação progressiva e reconciliação integrativos de conceitos. Para tanto, Ausubel sugere para esse processo, a utilização de organizadores prévios para, de fato, ancorar a nova aprendizagem, levando o aluno ao desenvolvimento de conceitos subsunçores, de modo a facilitar a aprendizagem subsequente (PELIZZARI et al., 2001).

Além de não-arbitrária, para ser significativa, a aprendizagem precisa ser também substantiva, ou seja, uma vez aprendido determinado conteúdo desta forma, o indivíduo deve ser capaz de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com