TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo

Ensaios: Artigo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 2

1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento cientifico? Dê exemplo de uso cotidiano do conhecimento cientifico (em qualquer área)

Resp. A relação entre eles é que se aproximame seafastam, aproximam-se porque a ciência se refere ao real; afastam-se porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor. Ex: Quando um fruto cai da árvore é fatocotidiano,formular a lei da gravidade é fato científico.

Outra resposta

Melhor resposta: O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. Procura fornecer explicações sistemáticas, organizadas, que possam ser testadas, verificadas e criticadas, através de dados obtidos pela pesquisa ou estudo. Ex. de investigação científica: "Saber a origem do alto índice de depressão no sul do Brasil". Métodos adotados: o raciocínio hipotético dedutivo que emprega perguntas direcionadas ao problema, com hipóteses levantadas como: seria a questão do clima frio, que dá a impressão de isolamento e solidão? Procedimentos de testagem: questionário ou entrevistas com pessoas depressivas da região. Dados obtidos: conforme pesquisa realizada entre 20 entrevistados, o resultado foi......... Veja como o cotidiano se encaixa totalmente no conhecimento científico.

No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação mas existe, como o fato do chá de erva cidreira fazer passar a dor de cabeça, sem nenhum dado que comprove a afirmação, mas tendo base somente na experiência.

2. Explique o que é senso comum. Dê exemplos desse tipo de conhecimento.

Resp. Senso comum é o conhecimento humano que acumulamos para facilitar onossodia-a-dia, esse conhecimento percorre, que vai do hábito à tradição, passa de geração a geração. Ex: sabemos que ao lançar um objeto pela janela ele tende a cair, não a subir.

Melhor resposta: Senso comum é tudo aquilo que é aceito em larga escala,por um vasto numero de pessoas em uma comunidade!!!

Senso comum é algo que pessoas acreditam ser verdade!! nao precisando ser verdade necessariamente!!!

Um exemplo:

Muitas pessoas acreditam que manga com leite é um veneno!!....embora nao saibam da veracidade dessa afirmaçao,acreditam por ser um senso comum!! algo que está passando de geraçao à geraçao!!!

3. Quaisos domíniosdo conhecimento humano? O que cada um deles abrange?

Resp. Os domínios do conhecimento é a arte, filosofia, religião, senso comum e ciência.

Arte: emoção e sensibilidade.

Filosofia:especulaçãosobre origem e significado da existência humana.

Religião: conjunto de pensamento sobre origem do homem, mistérios, princípios morais.

Ciência: especialização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com