TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Da Musica Na Educação De Alunos Com TDHA

Monografias: As Contribuições Da Musica Na Educação De Alunos Com TDHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  400 Palavras (2 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Eficaz – Pós Graduação.

Disciplina: Desenvolvimento, Aprendizagem e Características dos Transtornos: Cognitivo, Psíquico e Social

Aluno (a): Isabella Daldegan

As contribuições da música na educação de alunos com TDAH

A denominação Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDA/H), é apontada por estudos como um transtorno neurobiológico de origem genética. A doença é ainda denominada, por alguns estudiosos, como Distúrbio de Déficit de Atenção em Hiperativos (DDAH).

Destacam ainda que se trata de um transtorno que aparece mais comumente em crianças e adolescentes do sexo masculino, e que seus sintomas podem se estender até a vida adulta.

O diagnóstico da TDAH, historicamente, tem sido dificultado por causa das discordâncias sobre sua natureza. Discutia-se se seria uma resposta comportamental a determinados ambientes ou um distúrbio cerebral biológico. Como estudos vêm demonstrando, nenhuma deficiência neurológica tem sido demonstrada para a grande maioria das crianças com a doença (BASTOS; STEIDEL, 2012).

Os portadores de TDAH, conforme Paiva et all (2011), compreende características como a impulsividade e a desatenção, pois não conseguem permanecer quietos, acabam gerando agressividade, comportamentos mentiroso, brincalhão, agitado, capacidade inventiva etc.

De tais características, a pessoa que possui o TDAH acabam não conseguindo realizar com êxito atividades que exigem concentração, discussão em grupos entre outros. No entanto, diferenciam-se pela capacidade de levantar soluções para problemas (nem sempre corretas), visto que são falantes, impulsivas.

Atividades musicais podem ser desenvolvidas em salas de aula com quem tem alunos hiperativos. Uma dica é que deve-se iniciar pelas atividades mais rápidas e depois ir diminuindo a velocidade, com o objetivo de tranquilizar, de aumentar o foco e ir inserindo outras atividades mais calmas, que exijam maior capacidade de atenção.

Para efeito didático, as atividades musicoterapêuticas foram classificadas em três categorias: Áudio e letra de canções, Movimentos corporais e Instrumentos musicais (flauta doce, instrumentos percussivos etc.)

Movimentos corporais:

Objetivo geral: promover a estabilidade da marcha, a flexibilidade e a postura.

Percussão corporal

A professora deve instigar a exploração dos sons que os alunos podem fazer com o próprio corpo; a utilização do corpo como instrumento musical. Devem ser levantados o maior número de sons diferentes. Dentre eles, poderão surgir: palmas, batidas de pé, assobios, estalos de dedos etc. Em seguida a professora pode propor sequências de sons, como por exemplo: “pé, pé, palma, pé, pé, palma” (a percussão da música “We Will Rock You”, do Queen).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com