TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Contribuições Dos Jogos Na Educação E No Desenvolvimento Da Criança

Pesquisas Acadêmicas: As Contribuições Dos Jogos Na Educação E No Desenvolvimento Da Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/4/2014  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

As contribuições dos jogos na educação e no desenvolvimento da criança

A atividade lúdica é tão antiga quanto à humanidade, no entanto Froebel iniciou o jogo como parte da educação. Com a escola nova, o jogo passou a ser cada vez mais utilizado como ferramenta de apoio e facilitando o desenvolvimento do aluno.

A atividade lúdica é um elemento metodológico ideal para a formação integral da criança. O jogo favorece o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, auxiliando no processo de aquisição do conhecimento.

Por meio do jogo a criança exercita a capacidade de lidar com sentimentos aflitivos e com desafios, adquire habilidades e conhecimentos.

Através do jogo, a criança aprende de modo intuitivo, adquirindo noções espontâneas que envolvem o ser humano por inteiro em todos os aspectos: cognitivo, afetivo, corporal e interações sociais.

Não há dúvida que o jogo contribui para o desenvolvimento integral da criança, porém é necessária uma escola com professores preparados, que conheçam e respeitem as fases do desenvolvimento em que a criança se encontra e um ambiente adequado e estimulador que favoreça a aprendizagem e o crescimento da criança de forma integral.

Fatores de Intervenção no Desenvolvimento Humano

O desenvolvimento humano é determinado pela interação de vários fatores ao longo do processo. Até o comportamento mais simples costuma ser resultado de muitas influências distintas.

Um dos primeiros potenciais desenvolvidos pela criança vem da carga genética herdada de seus pais biológicos. São eles que vão proporcionar os primeiros estímulos para o desenvolvimento. Em seguida podemos destacar o crescimento orgânico, no qual ela passa a ver o mundo de uma forma antes não vista à medida que o físico entra também em desenvolvimento. (exemplo: aumento de altura, estabilização do esqueleto).

É na maturação Neurofisiológica que se torna possível determinados padrões de comportamento. Assim, nessa fase em que a criança passa a desenvolver a mente e a inteligência, ela adquire as habilidades cotidianas que serão incisivas no processo de aprendizagem como, por exemplo, as percepções emocionais, sensoriais, lingüísticas, cognitivas, motoras e as de personalidade. Desta forma, faz se necessário a estimulação da mente com base nesses pilares, partindo sempre do conhecimento, da persistência e da aprendizagem.

Por fim, não podemos falar em desenvolvimento sem destacar a grande influência que o meio ambiente proporciona em todas as etapas. É com base no ambiente sociopsicológico imediato e cultural no qual a criança está constantemente sendo submetida que ela começa a alterar seus padrões de comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com