TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Drogas na Adolescência

Por:   •  10/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

Drogas na Adolescência

A adolescência é uma fase de metamorfose. Época de grandes mudanças de transformações, sendo elas descobertas e quebras de comportamentos. É por isso que está fase é repleta de situações onde encontramos riscos, anseios, insegurança e medos, também é uma fase marcada por um processo de amadurecimento e muita instabilidade emocional como agressividade, excesso de energia, agitação e muita disposição me determinados momentos, mas nos momento seguintes podemos observar profunda insatisfação com o próprio corpo, com a escola, com a família ou melhor dizendo com o mundo de forma geral.

Por está razão é uma fase que requer muito amparo, atenção e paciência, com todas estas alterações acaba sendo com o grupo ou com os amigos que adolescente acaba encontrando identificação  e procura compartilhar dores, frustação e também todos os momentos de prazer, porém apesar de toda está turbulência, tudo isso é considerado normal e faz parte realmente destes  processos complicado, pois com o tempo este adolescente vai desenvolver toda a plenitude afetiva e emocional de que precisa.

Nesta fase de transição é normal surgirem várias dúvidas e questionamentos, pois ainda não estão prontos e se rebelam, afinal querem ser diferentes dos adultos e ao mesmo tempo querem pertencer ao algum grupo, assim expressam todas as suas características no vestuário, nas gírias e no seu estilo de vida, porém este tempo também pode ser desviado para atividades de risco  que venham a  comprometer o seu  próprio bem-estar . As drogas, particularmente incluindo ai tanto as ilícitas quanto lícitas, têm a perversa capacidade de desviar o curso de vida dos jovens, às vezes, de modo irreversível.

Poucos fenômenos sociais geram mais preocupações entre pais e professores, custos com justiça e saúde, dificuldades familiares e mensagens na mídia do que o uso de álcool e drogas. O que leva milhões de pessoas, em sua grande maioria os adolescentes no mundo todos a consumir as mais variadas substâncias, a suportar os mais variados

tipos de danos e, ainda assim, continuar a utilizá-las. Estamos de fato diante de um problema intimo: o consumo de drogas é um fato comum, mas sem por isso menos danoso. E não há soluções milagrosas para este problema.

Para a maioria dos adolescentes, ter experiências novas como lugares, músicas, amigos e também drogas, não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há adolescentes que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.

Os riscos de uso de drogas podem ser atribuídos ás próprias características da adolescência tais como:

  • Necessidade de aceitação pelo grupo de amigos
  • Desejo de experimentar comportamentos visto como "de adultos"
  • Sensação de onipotência "comigo isso não acontece"
  • Grandes mudanças comportamentais gerando insegurança
  • Aumento da impulsividade

O modismo é outro aspecto importante relacionado ao uso de substâncias entre adolescentes, pois reflete a tendência do momento, e os adolescentes são particularmente vulneráveis a estas influências. Afinal estão saindo da infância e começando a sentir o prazer da liberdade nas pequenas coisas, desde a escolha de suas próprias roupas, e atividades de lazer, até a definição de qual será seu estilo. A pressão da turma, o modelo dos ídolos e os exemplos que os adolescentes tiveram dentro de casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (91.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com