TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Fases do Desenvolvimento

Por:   •  28/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

1ª INFÂNCIA – 0 AOS 3 ANOS

Nesta fase além do crescimento rápido, notamos diferenças físicas tanto no peso, quanto na altura. Ao comentar sobre o crescimento dos bebês, Papalia, Olds e Feldman (2013, p. 147) mencionam que “O corpo de uma criança cresce muito mais durante o primeiro ano de vida; o crescimento prossegue em um ritmo acelerado, mas decrescente, ao longo dos três primeiros anos”. É nesse momento que é desenvolvido as habilidades fundamentais para a sua sobrevivência: a capacidade de se locomover inicialmente engatinhando e o desenvolvimento da fala através de gestos, choro, balbucio e imitações do som. Segundo Piaget (1987), nessa fase inicial da infância a criança adquire diversas habilidades e, entre elas, aprende a diferenciar as pessoas de objetos e ela mesma em relação às outras pessoas, obtendo a noção de “eu”. Tanto a linguagem, quanto a locomoção é fundamental para o desenvolvimento da criança, ao caminhar sozinho a mesma adquiri confiança e independência, garantindo um bom desenvolvimento para a vida.

2ª INFÂNCIA – DOS 3 AOS 6 ANOS

Ao contrário do que vimos na primeira infância, o desenvolvimento físico é mais lento dos dois aos seis anos, porém ainda podemos ver mudanças físicas. As habilidades motoras continuam a evoluir gradativamente. Já podemos vê-las andando correndo, saltando, ou até mesmo o movimento de pinça com o polegar e o indicador, caracterizando as habilidades motoras grossas e finas. Conforme Piaget (1987) é desenvolvido a questão do egocentrismo, onde a criança tem dificuldades em entender o ponto de vista de outras pessoas, além da capacidade de imaginar e brincar de faz de conta, mostrando que o ambiente em que convive já é de seu conhecimento. Bee (1997, pg. 258) declara que as crianças já brincam entre si como os brinquedos antes dos dois anos de idade e que permanece presente ao longo dos anos pré-escolares. Nota-se também a agressividade física com os colegas entre dois e três anos, e a verbal entre cinco e seis anos.

3ª INFÂNCIA - DOS 6 AOS 11 ANOS

Nessa fase a criança tem o desenvolvimento físico mais lento, podemos observar diferenças no peso e altura. Outra alteração a ser citada são os grupos de amigos, ou colegas, onde torna-se mais importante para a criança nessa fase. Geralmente, os grupos partem de grupos semelhantes a crianças da mesma idade, sexo, etnia, gostos, condições econômicas semelhantes e que habituem próximas umas das outras ou que possam seguir o mesmo itinerário até a escola. É uma etapa onde a criança se questiona e se racionaliza seus pensamentos e as suas crenças, procurando as razões, de porquês por trás de um problema ou fato, dessa forma podendo desenvolver padrões de comportamento abdicados pela família. Referente á isso, Papalia, Olds e Feldman (2013) citam que:

Uma criança entre 7 e 12 anos a criança está na fase das operações concretas. As crianças são menos egocêntricas do que antes e mais competentes para tarefas que requerem raciocínio lógico, como relações espaciais, causalidade, categorização, raciocínios indutivo e dedutivo e conservação. Contudo, o raciocínio é amplamente limitado ao aqui e agora (p. 351).

Ao mesmo tempo em que as relações de amizade contribuem para a formação de relações positivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com