TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Instituições De Sociais

Artigo: As Instituições De Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição é toda forma ou estrutura social instituída, constituída e sedimentada na sociedade. São estruturas sociais estáveis baseadas em regras e procedimentos padronizados, socialmente reconhecidos, aceitos, sancionados e seguidos pela sociedade. A mesma tem como objetivo fundamental manter a coesão interna do grupo e satisfazer certas necessidades da sociedade da qual ela faz parte.

As Instituições Sociais se referem a regras e procedimentos que se aplicam a diversos grupos, com diferentes modos de vida, onde de certa forma para influenciam no desenvolvimento dos filhos de geração a geração.

A Família é o primeiro grupo social a que pertencemos. A família é uma unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou até mesmos ligados por laços afetivos. A família pode assumir uma estrutura conjugal que se baseia entre um homem e uma mulher que se reproduzem com seus filhos biológicos e adotados formando um lar com o mesmo ambiente de moradia.

Por sua vez a família representa um grupo social primário que influência e é influenciado por outras pessoas ou instituições. Há uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.

Podemos dizer que as crianças cresciam e seguiam os mesmos passos de seus pais, assim como uma mãe que não teve oportunidade de estudar constantemente sua filha seguira seus passos e assim constantemente, já nos nossos dias de hoje, nossa juventude adora o luxo, é mal-educada, abusa das autoridades, e não tem o menor respeito pelos mais velhos. Nossos filhos hoje são verdadeiros tiranos, eles não se levantam quando uma pessoa idosa entra, respondem a seus pais e são simplesmente maus.

Na verdade não podemos afirmar corretamente quais seriam a educação correta para todas as nossas gerações. Segundo a sociologia a família faz parte do primeiro grupo social que pertencemos tanto público quanto familiar.

Existem vários tipos de famílias entre elas está a família nuclear, que reúne o marido, a mulher e os filhos, a família extensa, que engloba além do casal e seus filhos, outros parentes como avó, netos, genros, noras, primos e sobrinhos, a família substituta que é escolhida e aceita de forma declarada ou não para funcionar como família nuclear ou extensa, essa busca por família substituta se dá quando a pessoa necessita preencher um espaço vazio de uma ligação afetiva provocada por morte, separação, distância física e também por outros motivos. Esse tipo de família é de origem continua sendo uma referência para a pessoa e a substituta oferece mais um espaço de afeto importante para a saúde física, psicológica, social e mental da pessoa. Por isso, a escolha e a vivência de uma família substituta devem ser incentivadas e encaradas como um ganho e não como uma perda. Exemplo: crianças que não têm o pai presente, têm um tio ou um avô que exercem esta função.

Dentro da família existem vários tipos de casamento, e são classificados em: família monogâmica, que é aquela em que a pessoa tem apenas um cônjuge, quer esta relação seja estabelecida por uma aliança que não pode ser desmanchada não existe divórcio, a família poligâmica, que é aquela em que a pessoa tanto homem ou mulher pode ter dois ou mais cônjuges, a família poliandra, que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com