TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Oficinas de Criatividade

Por:   •  19/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  491 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

As oficinas de criatividade caracterizam-se como espaços de elaboração da experiência pessoal e coletiva através de recursos expressivos tais como: movimento corporal, atividades de expressão plástica e de linguagem na produção de cuidado ao portador de sofrimento psíquico. É a imprescindível a intervenção dos oficineiros na elaboração e facilitação dos processos criativos nos grupos em diferentes contextos institucionais, promovendo a cidadania das pessoas com sofrimento mental, buscando a reinserção social reabilitando o sujeito para a vida.

Nas oficinas as diferenças serão acolhidas com liberdade, facilitando o desbloqueio da criatividade e estimulando à autonomia, tendo como objetivo criar um espaço descontraído, alegre e que facilite o processo de individualização de cada participante, promovendo por meio de técnicas expressivas (desenho, pintura, escultura, dança, modelagem, colagem) que vão ganhando significado em trabalhos artísticos.

Nessas oficinas, os participantes podem cantar, buscar formas na argila, encontrar a exata expressão dramática de um gesto, construir um brinquedo de madeira, tecer uma blusa, enfim, criar. Criar objetos, formas, figuras, traços, linhas, tons cromáticos e musicais, e de repente uma história de vida começa a se desvendar. (DIONISIO)

Assim, tem-se acesso ao mundo interno, com seus sentimentos, conflitos e fantasias, podendo aliviar o estresse, melhorar a autoestima, a concentração entre outros benefícios. Estar promovendo a criatividade é um trabalho que enriquece, promove o autoconhecimento, é preventivo e induz a uma melhora na qualidade de vida do participante. (SCHMIDT)

OFICINAS E OBJETIVOS

• Oficina de Horta - A dinâmica da operacionalização consiste em momentos para os usuários entrarem em contato com a terra, sendo estruturados canteiros para o plantio de hortaliças com a utilização de ferramentas e insumos destinados para a semeadura e manutenção das mudas.

Objetivo: estimula o contato com a natureza, incentiva o hábito de consumo de produtos naturais, contribui para a identificação dos diversos tipos de alimentos e seus nutrientes, possibilita trabalhar a analogia entre os hábitos e cuidados com as plantas e para com o ser humano. Esta atividade possibilita aos usuários o resgate de valores tradicionais e o incentivo à sua capacidade produtiva pelo ato de plantar, acompanhar o crescimento e consumir os vegetais plantados na horta.

• Dado do sentimento: é um dado cujos lados são descritos em palavras no qual os participantes se reúnem em círculos, e um de cada vez joga o dado caindo em uma palavra onde o mesmo irá falar algo relacionado aquilo. Ex: amor, família, amigos, saudade, etc.

Objetivo: oportuniza ao usuário entrar em contato com seus conteúdos internos e inconscientes, e com o seu universo imaginário e simbólico, através da expressão, propiciando-lhe novas descobertas e maior conhecimento sobre si mesmo, além de proporcionar a livre expressão de suas emoções e sentimentos.

• Musicoterapia - A musicoterapia contribui na relação do usuário com o meio, promove seu bem-estar e possibilita o contato direto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com