TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Politicas Públicas

Por:   •  1/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  6.911 Palavras (28 Páginas)  •  92 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PSICOLOGIA

ELIANE GIMENEZ DA COSTA – RA: N727AE8

JENYFFER DE SOUZA BESERRA – RA: G277589

LAURA NOVAIS SOARES DA SILVA – RA: N696GC2

LUMA NUNES DE OLIVEIRA – RA: N695HG6

MARCUS HARIEL T. CATUOGNO – RA: G301GE2

MARIA MISCIRLANIA GARCIA – RA: G279816

REINALDO SANTOS DA SILVA – RA: G294645

TRABALHO DE PSICOLOGIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

INFECÇÃO DE HIV EM IDOSOS

SÃO PAULO

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

PSICOLOGIA

ELIANE GIMENEZ DA COSTA – RA: N727AE8

JENYFFER DE SOUZA BESERRA – RA: G277589

LAURA NOVAIS SOARES DA SILVA – RA: N696GC2

LUMA NUNES DE OLIVEIRA – RA: N695HG6

MARCUS HARIEL T. CATUOGNO – RA: G301GE2

MARIA MISCIRLANIA GARCIA – RA: G279816

REINALDO SANTOS DA SILVA – RA: G294645

TRABALHO DE PSICOLOGIA EM POLÍTICAS PÚBLICAS

INFECÇÃO DE HIV EM IDOSOS

Trabalho de Psicologia e Políticas Públicas em HIV, apresentado como exigência para avaliação da disciplina Ética Profissional do curso de Psicologia da Universidade Paulista – UNIP.

Professor Vagner Huffenbaecher Pepe

SÃO PAULO

2021

SUMÁRIO

RESUMO

Atualmente no Brasil, o crescimento da população da terceira idade está em ascensão, com o crescente aumento da expectativa de vida. Os medicamentos de disfunção erétil têm estimulado a vida sexual dos idosos, tornando estes vulneráveis a serem infectados pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS). Outros importantes fatores que expõem essa população ao HIV/AIDS, são a falta de informação sobre o assunto, o preconceito contra o uso do preservativo, diagnósticos tardios e falta de ações preventivas voltadas para esse grupo, bem como, a falta de capacitação de profissionais na área de atendimento a esta camada da população. Com o alto índice de idosos infectados é preciso estabelecer a Psicologia em Políticas Públicas. De acordo com BOCK (cap.12. pág.203), essas teorias da Psicologia Social, visam compreender exatamente a existência da subjetividade na vida que é coletiva, social. E compreendendo dessa forma, ao estudarem a relação indivíduo com a sociedade, evidenciam as questões sociais responsáveis pela produção de situação de exclusão, dominação e desigualdade vividas. Uma revisão da literatura foi realizada, tendo como ferramenta norteadora sobre o tema, informações do Ministério da Saúde e o livro Psicologias, Uma Introdução ao Estudo de Psicologia. Com isso, o estudo descreve algumas das evidências que levam os idosos a tornarem-se suscetíveis e vulneráveis ao HIV/AIDS.

Palavras-Chave: HIV, AIDS, Psicologia em Políticas Públicas e Terceira Idade.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho apresenta o aumento da incidência de Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS) na população acima dos 50 anos, crescendo como desafio para o Brasil no sentido do estabelecimento de Psicologia nas Políticas Públicas para o alcance das medidas preventivas e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas.

Será abordado os motivos de vulnerabilidade entre os idosos ao HIV associada à ampliação do acesso a medicamentos para distúrbios eréteis; à participação ativa de idosos em grupos de convivência na sociedade; pequena adesão de homens idosos aos preservativos masculinos; o retardamento de políticas de prevenção direcionadas a este grupo etário e a desmistificação necessária deste tabu em cursos de sexualidade voltados para a terceira idade.

De acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde (2020) que foi utilizado para a realização deste trabalho, mostrou que o vírus do HIV pode afetar pessoas de diferentes faixas etárias, gênero e orientação sexual. Apenas em 2019, foram registrados 12,2 novos diagnósticos para cada 100 mil habitantes com mais de 60 anos de idade.

Ao longo dos anos, os avanços da medicina e da tecnologia, com melhores tratamentos de reposição hormonal e para a impotência, por exemplo, fazem com que os idosos vivam mais e possam ter uma vida sexual ativa prolongada. Além disso, com tratamentos mais modernos para HIV, mais pacientes chegam à velhice com saúde e qualidade de vida.

Nota-se a necessidade para que todos percebam os idosos como vulneráveis ao risco de infecção pelo vírus HIV e que suas particularidades sejam contempladas nas ações preventivas e assistenciais no contexto da atenção integral à saúde do idoso.

CONTEÚDO

Será investigado através das categorias de análise, sobre infecções de HIV em idosos sob o olhar das políticas públicas atuantes no Brasil.

POLÍTICAS PÚBLICAS E A PSICOLOGIA

Para que possamos discorrer a respeito de uma pauta tão essencial, primeiramente se faz necessário a colocação de alguns conceitos básicos que usaremos ao longo do desenvolvimento de nosso tema. Dessa forma, antes de abordarmos de forma mais detalhada o contexto, mecanismos de funcionamento, dilemas e desenvolvimentos da correlação entre certas Políticas Públicas vigentes em nossa nação e a Psicologia, nos é necessário a conceituação desses

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.3 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (31.3 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com