TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Questões de Neuropsicologia

Por:   •  15/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.409 Palavras (10 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 10

Prova 1º semestre Avaliação Neuropsicológica PUC – Turma 2018.1

Nome: Paulo Alain de Moura Querette

  1. Descreva e coloque a imagem dos circuitos neurais envolvidos nas seguintes funções cognitivas:

  1. Memória

[pic 1]

O hipocampo é relacionado com a formação e consolidação de memória recente episódica e semântica. A memória episódica está relacionada a situações específicas, conjunto de informações sensoriais relacionadas entre si em um dado momento, conforme registradas pelo sujeito e é pessoal. A memória semântica está relacionada aos significados e conceitos atribuídos aos objetos, relacionada a um sentido partilhado, social, das informações, pela linguagem.

Uma das hipóteses mais aceitas é de que a memória recente é armazenada temporariamente no hipocampo e na amígdala, para depois ser transferida ao neocórtex e armazenada permanentemente. A amígdala é relacionada à parte emocional da memória, relacionando-a estímulos aversivos, ansiogênicos e ameaçadores.

O hipocampo desempenharia a função de monitorar o ambiente exterior, correlacionando informações novas e velhas. Desta forma, essa estrutura faz conexões com outras regiões do cérebro, consolidando e reconsolidando a memória através de conexões com outras regiões corticais, para que se tornem memórias de longo prazo, ou acrescentando informações novas a memórias de longo prazo antigas.

Enquanto que a amígdala seria responsável por uma codificação emocional das informações mnésticas, representando uma importante função adaptativa, uma vez que relaciona categorias de estímulos sensoriais a emoções, consequentemente produzindo padrões de resposta de aproximação e distanciamento de estímulos aversivos ou atrativos para o organismo. Está relacionada, portanto a respostas de medo e condicionamento.

O córtex pré-frontal está relacionado à memória de trabalho, processo mais relacionado à atenção, melhor detalhado a seguir.

A memória procedural é um tipo de memória relacionado a hábitos e procedimentos superaprendidos, como dirigir, cozinhar e executar tarefas variadas. Estruturas cortiço-cerebelares e estriatais estão envolvidas nesse tipo de memória.

Existe uma variedade imensa de estudos e modelos de memória que se sobrepõem, divergem ou convergem entre si, diferentes conceitos de memória que podem ser anatomicamente representados em outras regiões. Esses são alguns dos principais tipos de memória e suas regiões.

Fontes:

 

  1. Linguagem

[pic 2]

        As áreas mais conhecidamente associadas com a linguagem no cérebro são a Área de Broca e a Área de Wernicke.

A Área de Broca está especialmente ligada ao planejamento dos padrões motores para a expressão das palavras, situando-se em uma região que abrange uma porção postero-lateral do córtex pré-frontal e uma porção lateral do córtex pré-motor. Na maior parte da população, ambas as áreas estão localizadas no hemisfério esquerdo, tornando-se essa configuração o padrão de lateralidade hemisférica para linguagem. A Área de Broca, portanto é ligada à articulação motora e produção da fala.

A Área de Wernicke se situa no lobo temporal e é considerada a área de compreensão da linguagem. Nesta área os sons são processados e reconhecidos para serem interpretados como palavras e utilizados na evocação de conceitos. Parte do seu trabalho é implementar sons na forma de representações internas auditivas e sinestésicas que dão apoio às vocalizações.

Essas duas áreas estão estreitamente relacionadas, uma vez que para que ocorra a articulação de palavras, realizada pela Àrea de Broca, é necessário que as representações auditivas e sinestésicas sejam processadas pela Área de Wernicke. Dois tipos de afasia são conhecidos como afasia de Broca e de Wernicke, relacionadas a essas áreas respectivamente, e compreendem um quadro clínico específico de prejuízo na articulação, no caso da primeira, e na compreensão, no caso da segunda, em grosso modo.

Destaca-se ainda a Área associativa parieto-occipitotemporal, “essa área abrange 4 regiões: de análise das coordenadas espaciais do corpo, área para o processamento inicial da linguagem (leitura), área para compreensão da linguagem,  e área para a nomeação de objetos. Estas 2 últimas são essenciais para a atividade lingüística.”

A Área para a nomeação de objetos. “Na parte mais lateral da região anterior do lobo occipital e da região posterior do lobo temporal está uma párea responsável pela nomeação dos objetos.”

Fonte:

  1. Atenção

[pic 3]

[pic 4]

  • O locus ceruleus é um núcleo da formação reticular, localizado na porção superior da ponte e inferior do mesencéfalo, na altura do colículo inferior. É um dos núclos do Sistema Ativador Reticular Ascendente (SARA). “Seus axônios projetam-se para diferentes áreas corticais e representam uma das fontes mais importantes de noradrenalina para o córtex cerebral (AFIFI; BERGMANN, 2007).” Relacionado aos níveis de vigilância do organismo.
  • “A correlação neural existente entre as redes de atenção e alerta parece funcionar integrando dois sistemas corticais principais, o córtex parietal posterior e frontal anterior, incluindo o giro do cíngulo e estruturas subcorticais como tálamo e SARA.”
  • “O córtex parietal atua na modulação atencional de respostas neurais do córtex visual e contribui para o engajamento do córtex frontal no controle da atenção voluntária.”
  • “Verificou-se que, em sujeitos normais, o giro supra marginal direito tem um papel especial na geração do movimento dos olhos e mudança da atenção, e essa função não é verificada no giro supra marginal esquerdo.”
  • “Evidências da lateralização da atenção em humanos relatando que, na junção parietal temporal, área relacionada ao desprendimento de um foco antigo de atenção para um novo, a lesão no lado direito é mais significativa para o déficit atencional do que no lado esquerdo.”
  • “O córtex pré-frontal serve como um componente crítico do sistema de processamento de estímulos recentes. Aspectos complexos da atenção, como a capacidade de seguir sequências ordenadas de pensamentos, dependem fundamentalmente da área pré-frontal.”

Fontes: A base biológica da atenção. Available from: [accessed Jun 23 2018].

  1. Funções executivas

[pic 5]

Córtex orbitofrontal: Avaliação dos riscos e inibição de respostas inapropriadas.

Córtex pré-frontal: Planejamento do comportamento, a flexibilização das ações e o funcionamento da memória de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (667.5 Kb)   docx (528.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com