TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuropsicologia

Resenha: Neuropsicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  Resenha  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

Hoje a Neuropsicologia é sem sombra de dúvida a área da Psicologia que está em franca expansão. Grupos de estudos, cursos rápidos, pós-graduação Lato e Stricto Sensu, estão crescendo pelo Brasil, porém ainda existe grande quantidade de profissionais da área da saúde também.

O intuito desta Coluna é poder trazer à luz discussões teóricas, filosóficas, históricas e práticas, o campo da Neuropsicologia. Neste primeiro artigo abordaremos o que é a Neuropsicologia, como ela se define teoricamente e qual o papel do Neuropsicólogo na prática profissional. Segundo Luria (1981),a Neuropsicologia é a área específica da Psicologia que tem como objetivo peculiar a investigação do papel de sistemas cerebrais individuais em formas complexas de atividades mentais.

Assim Luriaacreditava que o propósito da Neuropsicologia era:"...generalizar idéias modernas concernentes à base cerebral do funcionamento complexo da mente humana e discutir os sistemas do cérebro que participam na construção de percepção e ação, de fala e inteligência, de movimento e atividade consciente dirigida a metas." ( Luria,1981, p. 4). Outros autores como Gil (2002) e Mello (1996) acreditam que a Neuropsicologia visa o estudo dos distúrbios cognitivos, emocionais e comportamentais, bem como o estudo dos distúrbios de personalidade provocados por lesões do cérebro, que é o órgão do pensamento e,portanto, a sede da consciência.

A Neuropsicologia surgiu no final do século XIX, início do século XX, estudando os soldados feridos de guerra, que tinham lesões cerebrais e alterações de comportamento, memória, linguagem, raciocínio, o que possibilitou maior compreensão do papel do cérebro comandando esses processos, contudo, somente no final do século XX, que ganhou maior reconhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com