TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neuropsicologia

Monografias: Neuropsicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  904 Visualizações

Página 1 de 2

"É intrigante observar que os tipos de habilidades que diferem com o sexo são aproximadamente os mesmos que diferenciam os hemisférios em termos de função".

Explique exemplificando.

Os homens e as mulheres são diferentes, todos sabemos disso. Porém, além das diferenças anatômicas externas e dos caracteres sexuais primários e secundários, existem várias outras diferenças sutis na maneira pela qual os cérebros dos homens e das mulheres processam a linguagem, as informações, as emoções, o conhecimento, etc. Uma das diferenças mais interessantes refere-se à maneira segundo a qual os homens e as mulheres calculam o tempo, estimam a velocidade de objetos, realizam cálculos matemáticos mentais, orientam-se no espaço e visualizam os objetos tridimensionais, e assim por diante. Ao realizar todas essas tarefas, os homens e as mulheres são extremamente diferentes, assim como o são quando seus cérebros processam a linguagem. Isso poderia explicar, o fato de que existem mais homens matemáticos, pilotos de avião, guia de safári, engenheiros mecânicos, arquitetos e pilotos de Fórmula 1 do que mulheres. Por outro lado, as mulheres são melhores que os homens em relações humanas, em reconhecer aspectos emocionais nas outras pessoas e na linguagem, na expressão emocional e artística, na apreciação estética, na linguagem verbal e na execução de tarefas detalhadas e pré-planejadas.

Por exemplo, as mulheres normalmente são melhores que os homens em lembrar listas de palavras ou parágrafos.

Podemos dizer que o hemisfério direito é dominante no homem, que é o hemisfério responsável pelas percepções espaciais. E na mulher o hemisfério dominante é o esquerdo, que é o responsável pela habilidade verbal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com