TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As causas dos transtornos neuróticos

Trabalho acadêmico: As causas dos transtornos neuróticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2013  •  Trabalho acadêmico  •  1.460 Palavras (6 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 6

NEUROSE

O termo NEUROSE foi criado em 1787, pelo médico escocês William Cllen, indica as “desordens de sentidos e movimento” causadas por efeitos do sistema nervoso. Neurose, psiconeurose ou distúrbio neurótico é um transtorno mental, que não interfere no pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Diferença essa em relação à psicose, que se classificaria como uma “desordem” mais severa. É uma doença funcional do sistema nervoso, que se caracteriza pela instabilidade do sistema emocional.

Sigmund Freud chamou de neuroses as doenças que surgem da ansiedade, e cujos sintomas interferem com a atividade normal, mas não completamente bloqueada. Incluem fobias, obsessões e compulsões, alguma depressão e amnésia. ( site http://psicopsi.com/pt/psicose-e-neurose-segunda-parte/)

De acordo com a psicanálise, as neuroses são frutos de tentativas ineficazes de lidar com conflitos e traumas inconscientes.

O indivíduo neurótico apresenta um elevado nível de angústia, sentem a necessidade de adotar condutas repetitivas para amenizar o nível de estresse.

A neurose não é uma ruptura com a realidade, e interfere com o funcionamento normal, mas não necessitam de hospitalização. (http://psicopsi.com/pt/psicose-e-neurose-segunda-parte/)

As causas dos transtornos neuróticos:

Há muitas explicações para as causas dos transtornos neuróticos. As teorias específicas que tentam explicar o desenvolvimento da psicanálise neurose surgiram tanto como teoria da aprendizagem e modelos médicos.

Psicanalistas consideram a neurose como uma sequência de quatro elementos:

A) Um conflito interno entre os impulsos do id e medos geral do superego;

B) Presença de impulsos sexuais;

C) Incapacidade do ego através da influência racional e lógico para ajudar a pessoa a superar o conflito;

D) As galerias profundas na mente dos impulsos poderosos que não habitam ser negado à procura de expressão através da ansiedade neurótica.

Esses transtornos são classificados como:

Transtornos de Ansiedade, transtornos somatoformes, transtornos dissociativos,transtornos afetivos

Transtornos de Ansiedade

Neste grupo de doenças ou ansiedade é o principal sintoma a aparecer quando as pessoas tentam controlar os sintomas (em face do que a que têm fobia ou para resistir a uma compulsão por exemplo). O que queremos dizer com a ansiedade? Pode ser definida como um estado de apreensão, temendo a incerteza ou o medo produzido por uma ameaça prevista.

Muitas vezes acompanhada de sintomas físicos, tais como falta de ar, palpitações, batimento cardíaco acelerado, sudorese e tremores. Os transtornos de ansiedade fóbica, ataques de pânico, transtorno obsessivo-compulsivo, ansiedade generalizada e transtorno do estresse pós-traumático são muito comuns, afetando cerca de 2-4% da população americana. Os ataques de pânico, fobias e transtornos obsessivo-compulsivos são mais comuns entre os parentes de indivíduos com esses transtornos que a população em geral.

Fobias:

Agorafobia fobia é a mais grave e mais comum entre pessoas que procuram tratamento, é geralmente expressa como uma incapacidade de sair de casa, ficar em lugares com estranhos (como teatro e lojas de departamento ) da unidade, ou viajar de ônibus ou trem. Esta condição afeta cerca de 4 vezes mais mulheres do que homens e sofrem cerca de 0,5% da população.

Duas outras fobias são a fobia social, em que os indivíduos se sentem aterrorizados em uma situação onde você pode ser exposto à observação de outros, e fobia simples, as fobias mais comuns, em que uma pessoa sente um medo persistente e irracional aspecto, evento ou objeto em seu ambiente.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo: ideias persistentes pensamentos, imagens ou impulsos que parecem sem sentido, que invadem a consciência contra a sua vontade e compulsões (comportamentos repetitivos e irracional sente-se compelido a fazer, mas nem ele sabe o seu propósito).

As obsessões mais comuns se concentram em torno da violência, a dúvida, a poluição. As compulsões mais comuns levam o indivíduo a contagem (etapas, eventos, figuras, papel de parede), para lavar as mãos ou tocar (todos os móveis em uma sala ou todos os itens de um armário). Adultos obsessivo-compulsivo quase sempre percebem o quão pouco sentido ter estes pensamentos e ações, geralmente tentam resistir-lhes. A resistência vai produzir a ansiedade de tal forma que é mais fácil se deixar levar pelos sintomas, embora isso possa distorcer a sua vida de tal forma que não é capaz de ir à escola ou manter um emprego.

Obsessivo preocupações chamadas para problemas no trabalho, por um amor não correspondido, ou qualquer outro campo, são verdadeiras obsessões, porque não importa o quanto a pessoa está girando. Os problemas são reais em si e, portanto, seus pensamentos têm significado, mesmo exagerado.

TEPT: Normalmente quem sofre um evento traumático tem algum efeito mais tarde. Somente quando esses efeitos são mais graves e duradouras do que o normal pode-se considerar que o indivíduo sofre transtorno de estresse pós-traumático, uma condição muito comum entre os veteranos de guerra e entre os sobreviventes de sequestro e desastres naturais.

Quando os sintomas aparecem dentro de seis meses do trauma e não mais de 6 meses, as perspectivas são mais favoráveis do que nos casos em que os sintomas surgem após um período latente de meses ou mesmo anos, e permanecem por mais.

Transtorno de Ansiedade Generalizada: é uma ansiedade mais difusa que dura pelo menos um mês sem quaisquer sintomas específicos de transtornos de ansiedade. Os indivíduos afetados geralmente não é possível atribuir o seu desconforto em qualquer situação ou evento específico, são ansiosos e podem apresentar sintomas físicos, tais como a instabilidade, medo, sudorese, boca seca, insônia, falta de atenção.

Transtornos somatoformes.

Cujo nome deriva da palavra grega “soma”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com