TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As de exames psicológicos

Por:   •  15/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que se deve levar em conta no momento da escolha de determinado instrumento de avaliação?

É importante conferir se o instrumento apresenta informações atualizadas, além de adequação técnica (validade, precisão, etc), juntamente com a presença de estudos psicométricos metodologicamente adequados, aceitabilidade desse em relação ao paciente e praticidade da aplicação. Além disso, é necessário checar os recursos a serem gastos financeiramente e em relação a tempo também, juntamente com as influências dos interesses comerciais em torno do uso desses (venda, editoração, etc) e os grupos específicos para os quais os instrumentos são construídos. Também é válido conferir se as metodologias de adaptação foram seguidas de maneira adequada, se os procedimentos de padronização para a pontuação são adequados, se apresenta normas com grupos adequados para comparações e, por fim, suas limitações técnicas e ambiente de aplicação. (Texto O Papel do Teste na Avaliação Psicológica Cap 9 Hutz, pág 156 e 157)

  1. Caracterize psicodiagnóstico, seus objetivos e comente sobre o plano de avaliação.

Enquanto os psicólogos em geral realizam avaliações, os psicólogos clínicos realizam testes psicodiagnósticos, que consiste em uma avaliação psicológica que tem propósitos clínicos, dos quais visam identificar a existência ou não de patologias. Os chamados “pais” do psicodiagnóstico são Galton (que introduziu o estudo das diferenças individuais), Cattell (introduziu os estudos dos primeiros testes mentais) e Binet (explicado anteriormente).

As técnicas do psicodiagnóstico procuram entender problemas a partir de pressupostos teóricos, identificando e avaliando especificidades para que seja classificado o possível curso de determinado problema. A partir daí, são comunicados resultados dos quais terão base para propostas e soluções, caso necessário. Por isso, o psicodiagnóstico pode ser caracterizado como um processo científico, pois serão confirmadas ou informadas especificidades a partir de um levantamento prévio de hipóteses.

Os objetivos das técnicas do psicodiagnóstico variam dependendo da simplicidade ou complexidade das questões propostas. Eles podem se dividir em: classificação simples (comparação da amostra do comportamento do sujeito com de um grupo com as mesmas especificidades), descrição (ultrapassa a anterior, buscando forças e fraquezas e descrevendo o desempenho do paciente), classificação nosológica (hipóteses iniciais são testadas), diagnóstico diferencial (investiga-se irregularidades do quadro), avaliação compreensiva (determina-se o nível de funcionamento da personalidade), entendimento dinâmico (ultrapassa o anterior, permitindo chegar a outros aspectos comportamentais), prevenção (procura identificar problemas precocemente), prognóstico (determina o curso provável do caso) e perícia forense (trata-se de questões relacionadas à “insanidade” que podem se associar com infrações de leis). (Texto Fundamentos do Psicodiagnóstico Cap 2, Cunha. Páginas 26 e 27)

  1. Defina o termo “apercepção”. Dê um exemplo.

Apercepção se refere a “uma interpretação significativa que o organismo faz de uma percepção”. Seria a reunião de elementares que constituem a experiência e a elaboração de novas propriedades a partir da organização mental dessas partes. Dar um exemplo. (Texto Medida Projetiva, cap 16 Cunha. Página 360)

  1. Disserte sobre o conceito de Projeção. Como ele se relaciona com as chamadas “técnicas projetivas”? Crie um exemplo.

Projeção seria a substituição de percepções internas por externas, mediante uma tática de atribuição dos próprios sentimentos e impulsos a pessoas e objetos externos (Freud, 1969b). Porém, futuramente, esse conceito foi ampliado para “um processo que nem sempre emerge em defesa ante um conflito, considerando-o um mecanismo primitivo, que pode influenciar nossas percepções sensoriais e que, normalmente, desempenha um papel muito grande na determinação da forma que toma nosso mundo exterior. ” (Texto Medida Projetiva, cap 16 Cunha. Página 359) Terminar de formular a resposta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (95.4 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com