TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As três políticas

Tese: As três políticas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  Tese  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Titulo do texto: As três políticas.

Autor: Nogueira

Disponível em: Nogueira, M.A. Em defesa da política.

RESENha

Geraldo Lins

Nogueira em seu ensaio faz uma defesa da política e diferencia três tipos dela: politica dos políticos, politica dos cidadãos e politica dos técnicos. Além de diferenciá-los, os define como algo importante e faz uma abordagem geral aos três tipos de políticos.

O ensaio é estruturado em introdução que faz uma abordagem geral aos três tipos de políticas citadas pelo autor e defende a politica a politica. E em três tópicos Ele caracteriza cada uma delas; e por fim a conclusão.

Nogueira inicia o primeiro tópico dizendo que a política busca o poder sem medir esforços e julga que é certo, mas acredita que requer cuidado, pois tudo tem um limite.

Acredita que o poder e a ambição tem um limite, pois na medida certa julga importante, mas quando se extrapola esse limite passa a fazer a politica dos politiqueiros, voltada para realização pessoal e sem medida. Deixando de lado o bem coletivo e tratando apenas de realização pessoal de poder e ambição.

No segundo tópico Nogueira fala sobre a política dos cidadãos que valoriza o bem comum, a atitude do dialogo; pois tem uma visão democrática do bem coletivo. É uma política representada por partidos, grupos, massas com interesse em comum e resolvem as coisas através de debates. Tem a ideia de política apaixonada, que ajuda as pessoas.

A politica dos cidadãos tem sempre que conviver com os indivíduos que mais se destacam e tenta todo o tempo controlar, para que nenhum individuo se destaque demais com sua liderança carismática.

Nogueira inicia seu terceiro tópico afirmando que a política dos técnicos expressivamente nos dias atuais é a politica sem politica, ou contra a política. Sua máxima preferida é: onde há política ou poder; há corrupção.

É uma politica realista de políticos que tentam se diferenciar dos outros, sempre culpando o outro pelas suas dificuldades e fracassos. È uma política que age no obvio, não ousa, não se arrisca e não sonha com o futuro. Vive o presente e resolvem os problemas superficialmente. Atua no que dizem ser a vontade do eleitor, nos problemas vistos num primeiro olhar.

Em sua conclusão Nogueira diz que o mal estar que envolve a política, alcançou níveis tão altos que passam a ofuscar a ideia mesma de politica.

A esquerda faz papel de direita e a direita de esquerda e os dois lados ficam de certa formam estagnados no jogo políticos, sempre se mantendo numa zona de conforto, deixando de lado os motivos pelos quais chegaram ao poder. Com isso surgem outras frentes pregando uma nova forma de fazer politica e enchendo de esperança as pessoas que sonham com um futuro melhor. Temos que defender a política, para que consigamos a verdadeira cidadania, onde os cidadãos tenham, mas participações sejam tratadas com mais justiça e consequentemente mais consciência e responsabilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com