TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Associação Livre Fichamento Freud

Por:   •  3/10/2022  •  Resenha  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 2

ÊNFASE CLÍNICA - CLÍNICA PSICOLÓGICA DE BASES PSICANALÍTICAS.[pic 1]

Guilherme Henrique Dadalto

QUANDO O MAL É A ANGÚSTIA: UM ESTUDO DE CASO PROVENIENTE DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA.

Associação livre é o método terapêutico por excelência da psicanálise. Freud o inventou em substituição ao hipnotismo no tratamento das neuroses. Para a psicanálise freudiana, o indivíduo é percebido de acordo com sua estrutura mental. Esse conceito rege o diagnóstico em psicanálise, chamado diferencial e/ou estrutural, é a estrutura da mente: psicose, perversão e neurose que determina o funcionamento mental do indivíduo.

É por meio da palavra que a dor promove a escuta, e quando essa escuta é terapêutica, fornece os recursos necessários para transformar essa dor em experiência. Nesse sentido, um diagnóstico de psicopatologia básica é apenas um recurso para orientar a escuta e orientar um caminho terapêutico, e não uma forma de ideologia categórica.

O encontro com o paciente inclui uma transmissão abrangente e única entre o ser analisado, o ser analisado e as palavras que mediam e entrelaçam esse momento íntimo. Duas pessoas que não se conhecem "se permitem" ter um encontro terapêutico tão profundo.

Durante o atendimento clínico, não é tarefa fácil libertar-se da própria verdade e priorizar apenas a verdade dos outros, porém, ao longo do curso, você pode aprender o quanto isso é fundamental e necessário. A experiência trazida pelo paciente não é influenciada pela ética do terapeuta, pois o paciente vivencia essas situações por ele.

É dever do terapeuta psicanalítico devolver ao paciente sua própria estrutura com precisão e detalhes, interromper a conversa e confrontá-lo com seu próprio discurso. Deixe-o ver o que ele diz, o que ele diz, mas muitas vezes ele não entende.

Em relação às clínicas que prestam serviços, ainda há espaço para melhorias. As clínicas ainda não possuem salas para atender a forte demanda de atendimento, o que acaba impossibilitando alguns atendimentos. A disposição dessas salas também requer atenção especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (86 Kb)   docx (48.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com