TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento sobre Freud

Por:   •  3/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.729 Palavras (7 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 7

Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856. O pai era um comerciante de lã malsucedido que no nascimento de Freud tinha 40 anos e sua mãe (terceira esposa do pai) tinha apenas 20 anos. Seu pai era severo e autoritário, o que fez Freud na sua fazer adulta lembrar da infância com hostilidade e ódio contra o pai. Sua mãe era atraente e demonstrava bastante afeto e carinho por ele, o que fez Freud sentir uma ligação apaixonada e sexual por ela, o que o mesmo posteriormente conceituou essa ligação de complexo Édipo.

Entre as características de personalidade permanentes de Freud estavam um alto grau de autoconfiança, uma grande ambição de vender e a fama. Quando teve que escolher uma carreira, escolheu a medicina, onde acreditava que a mesma o levaria a uma carreira na área de pesquisa cientifica, o que poderia lhe trazer a fama que ele ardentemente desejava.

Durante o curso de medicina, Freud também começou a fazer experiência com cocaína. Ele utilizou a droga e insistiu para que sua noiva, sus irmãs e seus amigos a experimentassem. Ficou extremamente entusiasmado com a substância, pois achava que curaria doenças e seria o meio de ele conseguir o reconhecimento que almejava. Em 1884, publicou um artigo sobre os efeitos benéficos da cocaína, o qual foi considerado uma contribuição para o uso epidêmico da cocaína na Europa e nos Estados Unidos, sendo Freud severamente criticado por seu papel na expansão da cocaína. Esse assunto trouxe-lhe infâmia em vez de fama e pelo restante de sua vida ele tentou erradicar o seu endosse inicial à droga, retirando da sua própria bibliográfica todas as referências a cocaína. Porém, de acordo com cartas publicas muito tempo após a sua morte, Freud continuou a usá-la até sua meia idade.

Após ser desestimulado por um professor em relação a dar prosseguimento a sua carreira em pesquisa científica, pois levaria muitos anos para obter uma cadeira na faculdade e poder se manter financeiramente no sistema universitário, como não tinha renda independente, acho que não teria outra escolha a não ser a clínica particular, pois já era noivo de Martha Bernays e precisava de dinheiro para se casa. Então, em 1881, Freud passou a trabalhar como neurologista clínico e começou a analisar a personalidade daqueles que sofriam de distúrbios mentais.

Freud estudou alguns meses em Paris com o psiquiatra Jean Martin Charcot, pioneiro na utilização de hipnose, que o alertou para a possível base sexual da neurose. Ao voltar para Viena, Freud foi novamente lembrado da possível origem sexual dos problemas emocionais, quando um colega descreveu a ansiedade de uma paciente, que o terapeuta acreditava que provinha da impotência do seu marido que nunca havia mantido relações sexuais com a esposa em dezoito anos de casado. Como resultado desses incidentes e dos seus próprios conflitos sexuais, podemos sugerir que Freud certamente estava aberto para a possibilidade de uma base sexual para problemas emocionais.

E conflitos sexuais eram a causa básica de todas as neuroses, onde afirmou que a maioria de suas pacientes trazia experiências sexuais traumáticas da infância. Com isso, ele achava que eram esses traumas sexuais nos primeiros anos de vida que provocavam um comportamento neurótico na fase adulta. Cerca de um ano após ter publicado sua teoria, ele mudou de ideia, pois compreendeu que na maior parte dos casos de abuso sexual que as pacientes relatavam não havia realmente ocorrido. Segundo Freud, elas estavam lhe contando fantasias, o que fez parecer que a base da sua teoria sobre neurose havia perdido forças, mas, ao refletir, concluiu que essas fantasias descritas por suas pacientes era verdadeira para elas, as quais realmente acreditavam que os fatos sexuais haviam acontecidos, e como as fantasias também se concentravam no sexo, este permaneceu a causa das neuroses adultas. É importante notar que Freud nunca afirmou que todos os abusos sexuais na infância relatados por suas pacientes eram fantasias, o que ele negava é que todos os relatos de suas pacientes fossem verdadeiros. Freud mudou de ideia após dez anos e anunciou que os cenários de sedução na infância eram fantasias.

Freud era tímido e tinha medo de mulheres, e era virgem até se casar, aos trinta anos. Ele aparentemente abandou a sua própria vida sexual aos 41 anos. Ficou ocasionalmente impotente durante o casamento e às vezes optou por abster-se do sexo porque não gostava de preservativos e coitus interruptus, os métodos padrão de controla de natalidade na época. Freud culpava sua mulher, Martha, pelo término da sua vida sexual. Ele se ressentia por ela engravidar tão facilmente, ficar doente durante a gravidez e se recusar a se envolver em qualquer tipo de atividade sexual além dos atos de procriação.

As suas frustações e os conflitos pessoais em relação ao sexo vieram à tona na forma de neuroses, do mesmo modo que ele achava que as dificuldade sexuais afetavam seus pacientes. Por volta dos 40 anos viveu um grave episódio neurótico e também estava sendo acometido por uma série de sintomas físicos, incluindo enxaquecas, problemas urinários e cólon espástico; preocupava-se com a morte, temia por seu coração e era ansioso em relação a viagens e espaços abertos.

Freud diagnosticou o seu problema como neurose de ansiedade e neurastenia, e associou ambas a um acúmulo de tensão sexual. A teoria freudiana de neurose real é, portanto, uma teoria dos seus próprios sintomas neuróticos.

Durante três anos Freud auto psicanalisou-se por meio dos seus sonhos, onde por meio da exploração dos seus sonhos, percebeu, pela primeira vez, quanta hostilidade ele sentia em relação ao pai. Ele lembrou-se de seus desejos sexuais pela mãe na infância e sonhou com um desejo sexual pela filha mais velha. Observou então que o paciente mais importante para ele foi a própria pessoa dele.

Em 1909, Freud recebeu o reconhecimento formal da comunidade de psicologia norte-americana. Ele foi convidado a dar uma série de palestras na Universidade Clark em Worcester, Massachussets, e a receber o título de doutor honorário.

Durante as décadas de 1920 e 1930, Freud atingiu o auge do seu sucesso, mas ao mesmo tempo a sua saúde começou a decair seriamente. De 1923 até a sua morte – dezesseis anos depois –, submeteu-se a 33 operações para tratar de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com