TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de leitura “O Inconsciente” – Freud

Por:   •  9/5/2018  •  Resenha  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  1.319 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo do Fichamento de leitura “O Inconsciente” – Freud

O que levou Freud a se questionar foi a partir da experiência clínica com a histeria que através da hipnose, que é quando uma pessoa é colocada em estado hipnótico e subsequente despertada. No estado hipnótico, sobre a influência do médico, são orientadas determinadas ações quando dispersas. Quando acordada e consciente, não tem lembrança alguma de quando estava em estado hipnótico, mas o impulso a faz executar a ação sem saber o motivo.

Freud percebeu que os pacientes revelavam alguns sintomas físicos que com a hipnose acabavam, e que retornavam quando voltava ao seu estado consciente. E isso levou Freud a estudar sobre uma outra consciência que logo foi determinada como inconsciência.

        O texto relata o debate o conceito principal da psicanálise que é o inconsciente. Foi no capítulo sete do seu livro A Intervenção dos Sonhos, que ele revelou o inconsciente como uma consciência que não se exibe, diz que um sistema psíquico que se confrontam a diferente sistema psíquico que em partes é inconsciente, mas de uma forma também não é o inconsciente. Ele também informa nesse mesmo capítulo que não existe nada arbitrário nos casos psíquicos, eles são todos determinados.

Anteriormente a isso ele tornou evidente que o termo inconsciente era ambíguo, e no artigo que ele escreveu para a Sociedade de Pesquisas Psíquicas (1912), Freud investigou essas ambiguidades e estabeleceu “diferenças entre ‘descritivo’, ‘dinâmico’, e ‘sistemático’ da palavra”.

O inconsciente não se trata exatamente do inconsciente como a gente diz, é um estado que permite ter entrada a conteúdos que moram nessa proporção, que não tem significado claro, os sonhos que são conteúdo do inconsciente como podemos perceber, mas eles possuem um significado e uma representação. É uma concepção inconsciente, que não estamos cientes, mas sabemos que ela existe, porque temos provas e sinais disto.

 A psicanálise nos ensinou que o procedimento repressão não esta pra terminar, em extinguir a intenção que tem um extinto, mas impede que vire consciente.

Reivindicação insustentável é quando se determina que tudo ocorre na nossa mente também deve ser estudada pela consciência.         Isso em ajuda da existência do estado psíquico inconsciente, que a matéria da nossa consciência é mínima, e assim a parte maior que é o conhecimento consciente deve manter, por pequenos períodos de tempo, em condição latência, psiquicamente inconsciente.

O inconsciente é um sistema onde se encontra as exibições e simbolismos do objeto na existência interior, e nisso os sistemas pré-consciente-consciente compreendem as exibições da linguagem com conexões a interpretação.

O inconsciente é uma espécie de órgão, porém nem físico, e não anatômico, que aspira a realidade humana, os estudos possibilita a convivência com os conteúdos, os simbolismos e representações, expressa a concretização de forma especifica a cada ser, e que esse conteúdo, se mantenha um certo tempo influenciando a consciência do indivíduo que têm, assim como lidar com a experiência.

Toda ação psíquica se inicia com uma ação inconsciente e pode permanecer dessa forma ou evoluir para a consciência, pode encontrar resistência ou não. A psicanalise para Freud se fundamenta no estudo dos sonhos. Pois quando sonhamos, nossos pensamentos se vinculam a pensamentos inconscientes reprimidos ou que são excluídos da nossa vida consciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com