TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atendimento Psicológico Online

Exames: Atendimento Psicológico Online. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  1.133 Palavras (5 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

1. Breve histórico..........................................................................................3

2. Caracterização do tema............................................................................3

3. Questões éticas........................................................................................4

4. Posicionamento do CFP...........................................................................4

5. Reflexão crítica.........................................................................................5

6. Referências..............................................................................................7

1. Breve Histórico

Em 1995, quando a internet ainda estava começando a fazer parte do cotidiano dos brasileiros, foi criado o NPPI (Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática), na PUC-SP. A proposta inicial era tentar entender o "fenômeno da internet", segundo a psicóloga Rosa Farah, coordenadora do núcleo. Porém, quando a homepage do NPPI foi ao ar, as pessoas começaram a enviar espontaneamente através de e-mails, pedidos de ajuda psicológica. Os psicólogos deste núcleo começaram a discutir então sobre o fato de a orientação psicológica online não ser segura por não ter respaldo jurídico e sobre o risco de não preservação da privacidade dos indivíduos. Em 1997, foram recebidos apenas 14 e-mails. Em 2009, o número aumentou para 293. Um dos membros do núcleo, Farah, conta que na época eles não sabiam como lidar com esta nova demanda: "Na época, o conselho federal nem estava preocupado com isso. Só se interessaram quando mais especialistas começaram a oferecer terapia on-line." "Simplesmente ignorar não seria correto, mas não havia metodologia e formato apropriados”. Com isso, ela e outros psicólogos entraram em contato com o conselho e conseguiram estabelecer um modelo: oferecer acolhimento aos pedidos recebidos por e-mail, com orientações, porém sem entrar no âmbito da psicoterapia. A idéia não era a de substituir a psicoterapia, e sim suprir uma lacuna dentro das limitações de tal formato.

2. Caracterização do tema

O atendimento psicológico por meio online consiste em prestar atendimentos a pessoas que necessitem de algum tipo de orientação psicológica. Esta nova forma de trabalho online foi denominada “Orientação psicológica”. Cabe lembrar que este atendimento tem como principal objetivo prestar ajuda em problemas pontuais, de forma focada e breve, não substituindo assim a psicoterapia realizada em consultório. Os casos onde o profissional identifique a necessidade de psicoterapia devem ser encaminhados para os profissionais que ofereçam o serviço de forma presencial.

3. Questões éticas

As formas de regulamentação dos serviços de Psicologia realizados por meios tecnológicos de comunicação à distância alteradas através da resolução CFP nº011/2012, tem como referência o Código de Ética do Profissional da Psicologia. Entre os pontos considerados pelo Conselho Federal de Psicologia na regulamentação desses serviços, é ressaltado o dever dos psicólogos em prestarem serviços de qualidade, utilizando princípios, conhecimentos e técnicas reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica. Também fica destacada a importância dada ao sigilo profissional, protegendo assim, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações a que os psicólogos tenham acesso. Os estudos e pesquisas no âmbito da Psicologia, conforme dispostos no Código de Ética Profissional, são alguns dos pontos considerados na resolução sobre a qual aqui se trata. Fica determinado também que a atuação do psicólogo deve ser realizada com responsabilidade através de contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da profissão como campo científico de conhecimento e de prática. São considerados também os encaminhamentos dos Congressos Nacionais de Psicologia para aprovação e validação dos sites que prestam serviços psicológicos pela internet conforme legislação vigente, ainda que em nível de pesquisa, bem como a importância do atestado para a sociedade desses serviços.

4. Posicionamento do CFP

A primeira autorização e regulamentação para o atendimento online surgiu no ano 2000, por meio da resolução CFP 003/2000. Esta primeira resolução determina as regras a serem obedecidas ao serem oferecidos os serviços de caráter online, principalmente por determinar que as intervenções não sejam caracterizadas como psicoterapia.

A psicoterapia online só pode ser realizada como pesquisa científica, devidamente autorizada por um comitê de ética e respeitando-se as determinações do Conselho Nacional de Saúde. Por outro lado, foram autorizadas intervenções, como por exemplo, a orientação psicológica e afetivo-sexual, orientação profissional, orientação de aprendizagem e Psicologia escolar, a orientação ergonômica, a consultoria a empresas, a reabilitação cognitiva, comunicativa, os processos prévios de seleção de pessoal e a utilização de testes informatizados desde que devidamente validados.

A segunda resolução (CFP 012/2005) não traz significativas mudanças em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com