TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atitudes Sociais : Nossos Sentimentos Pró E Contra Objetos Sociais

Exames: Atitudes Sociais : Nossos Sentimentos Pró E Contra Objetos Sociais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/2/2015  •  647 Palavras (3 Páginas)  •  831 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 4 : Atitudes sociais : nossos sentimentos pró e contra objetos sociais

Nós temos posições ,ora mais fracas, ora mais fortes, em relação aos objetos sociais que estão em nossa volta , já temos uma atitude definida em relação a eles . Esses objetos podem ser uma pessoa , um acontecimento social, ou qualquer outro produto da atividade humana.

Temos muitos definições de atitudes, um deles diz que é um sentimento pró ou contra um objeto social(Rodrigues,A.) . Outra definição citada é de Krech,Crutchfield e Ballachey, que diz que atitude é um sistema duradouro de avaliações positivas e negativas,sentimentos emocionais e tendências pró ou contra com respeito a um objeto social.

Mas de uma maneira mais abrangente os autores consideram 3 elementos que estão interligados , eles são : um componente afetivo ,que é o nosso sentimento pró ou contra um objeto ; um componente cognitivo , que se refere aos pensamentos que uma pessoa tem em relação ao objeto; e por ultimo o componente comportamental , é uma resposta rápida para um determinado comportamento em relação a um objeto ;Por exemplo quando não gostamos de alguém de determinado grupo (afeto), nós já temos pensamentos definidos desse grupo (cognição), e quando encontramos um integrante desse grupo nós manifestamos um comportamento , através de ações especificas .

Fala-se também o que fala a psicologia social sobre a coerência entre atitudes e o comportamento manifestado. LaPiere , um professor americano fez um estudo e concluiu que nem sempre as atitudes predizem exatamente o comportamento que a elas deveria, por coerência seguir. Por mais que isso não seja certo , é claro que se conhecemos as atitudes de alguém isso nos permite antecipar, com alta probabilidade de acerto, o comportamento que essa pessoa exibirá.As atitudes e normas sócias influenciam em nossa intenção de exibir um comportamento.

O senso comum indica que devemos procurar uma harmonia entre os componentes afetivo , cognitivo e comportamental. Não se tem um consenso sobre origem de muitas das nossas atitudes, alguns vêem que algumas são decorrentes dos processos tradicionais de aprendizagem , outros já pensam que a atitude como resultante das buscas de coerência entre afetos cognição e comportamento, outros vêem como um processo resultante da identificação com um grupo de referência positiva , alguns pensam que atitude é decorrente do tipo de personalidade e outro vêem atitude como decorrente de uma exame racional de custo- neneficio de nossas posições frente a objetos sociais .

Outro tópico abordado é a mudança de atitude ;De acordo com um grupo de professores da universidade americana de Yale, existem 6 fatores que produzem mudança de atitude, são ela : credibilidade do persuasor ,ordem de apresentação dos argumentos , argumentação unilateral ou bilateral( é unilateral quando temos somente argumentos pró a alguma coisa e bilateral quando tem argumentos pró e contra a algo) , apresentação ou omissão do objetivo da persuasão , quantidade de tentativas de mudanças e por ultimo a natureza emocional ou racional da comunicação , as mudanças de atitudes conseguidas através desses métodos, são normalmente de curta duração.Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com