TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistente Sociais Junto ás Politicas Sociais

Dissertações: Assistente Sociais Junto ás Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  1.670 Palavras (7 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 7

Anhanguera Educacional São Gonçalo

Curso: Serviço Social

Disciplina: Fundamentos Das Políticas Sociais

ASSISTENTE SOCIALJUNTOS ÁS POLÍTICAS SOCIAS

Alunos: Camilla Canto Santos – RA 7930687451

Tamara Rodrigues Santos – RA 7982714254

Nubia Ferreira de Sousa – RA 6994465935

Tutor: Isabelle Christina R. Feitosa

São Gonçalo, 11 setembrode 2014

Introdução

O serviço social surgiu no Brasil, a partir dos anos 1930, registrava-se no país uma intensificação do processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico,social político cultural.Tornaram-se mais intensos também as relações sociais peculiares ao sistema social capitalista , havendo uma intervenção estatal visando o enfrentamento das questões sociais da época, que e embora ainda estejam presentes nos dias atuais engajadas na história do nosso país.

Somos parte integrante de uma sociedade, pertencemos a um estado, influenciamos em tudo que acontece em nossa volta, sendo assim devemos olhar sem o preconceito que a adquirimos na nossa vida e passar a nos enxergamos como seres políticos, pois político é todo cidadão que tem consciência de seus direitos e deveres e obrigações que coloca em pratica a constituição brasileira.

Mahatma Gandhi comandou uma legião de seguidores em vários protestos pacíficos, passou a ser admirado tanto pelos Hindus quantopelo muçulmanos,que unidos a ele lutavam pela liberdade da índia.

A constituição federativa do Brasil, foi conquistada em meio a lutas, destaquepara as forças populares, assim representa a conquista dos direitos sociais, políticos e humanos, como a assistência social que passou a ser considerada politica publica.

Às vezes penso que podemos ser iguais, andar lado a lado e conquistar a paz. Mas na realidade tudo é diferente, o belo e o feio não se misturam simplesmente. Tudo acontece tudo se faz. Fechamos os olhos para esconder o que o outro faz [...] (Mundo Desigual- Banda Essence).

O PROFISSIONAL DO SERVIÇOSOCIAL

A conexão entre política social e serviço social no Brasil surge com o processo de modernização no Brasil a partir dos anos 30, junto ao processo de modernização do Brasil, quando houve a intervenção estatal usando o enfrentamento das questões sociais da época, que embora estejam presentes nos dias atuais.

Com a implantação da industrializaçãodo então atual presidente da época Getúlio Vargas, retirando mazelas do passado brasileiro que representavam pobreza e atraso de um enorme país que ainda sobrevivia do setor agrícola. A população urbanahavia se tornado numerosa consequência em parte de o êxodo rural, que obrigou muitas pessoas a abandonar o campo rumo á cidade pela falta de emprego resultante da desestruturação da agricultura, com o desenvolvimento das industrias, o surgimento de maquinas, e a exploração da mão de obra dos trabalhadores inclusive mulheres e crianças e os baixos salários, a desigualdade social, e a falta de leis que amparassem os operários deixando a sociedade fragmentada criando exclusão e desigualdade surgindo daí as politicas sociais que foi construída através de mobilização e dos movimentos proletariado e sindical.

Otrabalho desenvolvido pelos profissionais de serviço social nas esferas de gestão e execução da politica social é documentativamente peça importante pra o processo de institucionalização das politicas publicas, participa e realiza uma politica determinante para vários segmentos da sociedade.

POLITICA

Qual a importância da politica para um profissionalde serviço social? Qual o significado da politica? essas perguntas questionam diversas situações e obtêm divergentes opiniões gerando varias respostas para essas duas perguntas.

O profissional do serviço socialbusca o fortalecimento da pratica institucional entende-se como uma profissão que irá realizar a mediação entre o estado e a sociedade, bem como na contribuição para o avanço da organização dos movimentos sociais e atuando como um agente transformador, desenvolvendo a descoberta de novos caminhos, oportunidades e alternativas diante da realidade do país, onde as pessoas são atingidas pela pobreza, miséria e doenças, analfabetismo e a mais diversas formas de violência, desigualdades sociais e economia, totalmente carentes de direitos, é evidente a urgência de efetivar e proteger os direitos fazendo uso das politicas publicas. Significativos avanços foram feitos no processo democrático no Brasil, com o fim do regime militar, houve a regularidade de eleições diretas e funcionamento do poder legislativo e de alternância de poder, as coisas mudaram não da maneira que deveriam. O cidadão para usufruir dosseus direitos se faz necessário entrar junto ao ministério publico com ações judiciais. A corrupçãotomou conta dos órgãos públicos, desvio de verba, obras superfaturadas, estes são alguns dos meios utilizados para desvio de verbas. Com isto a busca da ampliação dos direitos e das politicas sociais é essencial, porque milhões de brasileirosvivem sem qualidade de vida, dignidade humana e condições de trabalho. A massa popular foi ganhando forças no decorrer dos anos e o sonho por mudanças passa a ser da maioria dos brasileiros, que participam dos protestos buscando o fim das desigualdades existente entre as classes sociais. Oprofissional assistente social é chamado para atuar nas questão social, formular, programar, viabilizar os direitos sociais´por meio das políticas sociais

O FILME GANDHI

No Filme Gandhi do diretor Richard Attenboroughnota-se que se trata de um filme de questões sociais da maior importância. Mahama Gandhi além de ser grande líder religioso foi um bravo homem que lutou pela independência da índia contra o domínio inglês e pelos direitos dos indianos, sendo eles muçulmanos e hindus.

Apesar do cenário de pobreza e desigualdade que se encontra na índia, os movimentos pacifistas foi praticado pela massa indianaque lutavam pelas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com