TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Exames: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Cada vez mais as empresas veem buscam métodos de aprimorarem seus produtos e serviços para se manterem competitivos no mercado, que por sua vez também está cada vez mais competitivo e inovador.

Esse trabalho tem como objetivo apresentar um dos métodos que surgiu em 1897, explicando o processo dos Seis sigma, fazendo relação entre o processo Seis Sigma e BSC com a Gestão da Qualidade e dando exemplo que casos que obtiveram sucesso através dessas duas metodologias.

Seis sigma

O Programa Seis Sigma atualmente é aplicado tanto em processos de negócios quanto em processos de manufatura, e é um conjunto de ferramentas e técnicas baseadas em fatos e orientadas a ajudar um negócio a proporcionar benefícios financeiros por meio de melhorias contínuas.

Seis Sigma é uma metodologia estruturada que incrementa a qualidade dos processos e o alinhamento com as estratégias empresariais, proporcionando altos ganhos financeiros para quem o utiliza.

Principais benefícios que o seis Sigma pode proporcionar

Por meio doSeis Sigma, as empresas podem aumentar drasticamente sua lucratividade, com:

 Redução do percentual de fabricação de produtos defeituosos.

 Aumento do nível de satisfação de clientes.

 Redução do tempo exigido no desenvolvimento de novos produtos.

 Redução de estoques, do percentual de entregas com atraso e de custos.

 Aumento do rendimento dos processos e do volume de vendas.

Por que as empresas optam pelo Seis Sigma?

As empresas optam peloSeis Sigma com o objetivo de melhorar radicalmente o desempenho da organização e saltar à frente de seus concorrentes, obtendo maior lucratividade e gerando mais valor para os acionistas. Uma empresa que tem como meta, por exemplo, dobrar o valor do negócio em um prazo de três anos, poderá adotar o Seis Sigma como uma das principais estratégias para o alcance dessa meta.

O processo de Seis Sigma

O programa Seis Sigma é uma estratégia gerencial quantitativa, cujo objetivo principal é elevar ao máximo a lucratividade das empresas e otimizar produtos e processos.

O processo de implementação adotado pelo Grupo Werkema inclui as seguintes etapas:

1. Identificação das principais oportunidades de lucro, iniciando o processo de definição de ProjetosLean Seis Sigma que estejam alinhados às metas estratégicas da empresa.

2. Realização do "Seminário para Alta Administração", incluindo a definição de projetos, deChampions e de candidatos a Black Belts e Green Belts.

3. Realização do "Workshop para Formação de Champions".

4. Mapeamento de Perfil de Candidatos a Black Belts e Green Belts e identificação dos candidatos que irão conduzir cada projeto, através de uma metodologia específica, desenvolvida pelo Grupo Werkema especialmente para o Programa Lean Seis Sigma.

5. Realização dos Treinamentos para Black Belts e/ou Green Belts e Certificação dos Especialistas ao final de cada onda do programa.

Durante todo o processo de implementação do Programa Lean Seis Sigma, o Grupo Werkema realiza um minucioso trabalho de assessoria nas empresas, incluindo consultoria e assistência técnica aos candidatos (Site Visits) para desenvolvimento dos projetos, podendo ocorrer, também, reuniões periódicas entre a coordenação do Lean Seis Sigma da empresa e o consultor para delineamento, avaliação e ajustes do programa.

No coração da metodologia está o modelo DMAIC (definir, medir, analisar, implementar melhorias, controlar) para processos existentes que estejam abaixo das especificações e necessitando melhorias incrementais. O processo DMADV (definir, medir, analisar, desenvolver, verificar) é um sistema de melhoria utilizado para desenvolvimento de novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser empregado se um processo atual necessita mais que somente uma melhoria incremental.

O que determina o sucesso da implementação dos Seis Sigma é o conceito entre os especialistas da área que não existe apenas um mas vários fatores que podem definir o sucesso ou fracasso quando trabalhamos com seis sigmas, sendo algum desses: cultura da empresa, conhecimento e comprometimento dos administradores sobre o programa, recrutamento de pessoas certas entre outras.

Como as ferramentas de gestão BSC e Seis Sigma estão relacionadas à gestão estratégica e à gestão pela qualidade

O controle estatístico da qualidade originou-se na década de 80, no setor comercial, anos mais tarde surgiu a metodologia do Seis Sigma. A filosofia dos Seis Sigma enfatiza um controle estatístico de qualidade que tenta definir padrões de excelência operacional.

Na Gestão da Qualidade, almeja-se estar sempre a frente, sendo assim, quando se alcança certo patamar, busca-se outro mais adiante, assim sucessivamente. No Seis Sigma busca-se a perfeição na resolução dos projetos , com alvos definidos, sabendo assim quando se chega no objetivo.

Etapas de modelagem do BSC

Etapa 1 – arquitetura do programa de medição

O grande objetivo desta etapa é promover uma compreensão e uma análise crítica dos direcionadores de negócio e da visão de futuro. Um segundo objetivo é resgatar as diretrizes estratégicas, analisando sua coerência com os direcionadores de negócio e visão de futuro.

Etapa 2 – inter-relacionamento de objetivos estratégicos

As atividades desta etapa implicam alocar os objetivos estratégicos nas quatro dimensões do BSC, correlacionando-as entre si. Nesse processo poderão ou não surgir lacunas no inter-relacionamento, que deverão ser eliminadas ou preenchidas a partir de novas discussões e análises do planejamento estratégico da organização.

Etapa 3 - escolha e elaboração dos indicadores

O objetivo essencial da seleção de indicadores específicos para o BSC é a identificação dos indicadores que melhor comuniquem o significado da estratégia que foi estabelecida.

Etapa 4 – elaboração do plano de implementação

Uma vez definidos os indicadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com