TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Colaborativa

Dissertações: Atividade Colaborativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

A definição e a origem da linguagem

Conhecemos a linguagem como o mecanismo que possibilita o desenvolvimento do homem. É um sistema de sinais usado para indicar coisas (função indicativa), para a comunicação entre pessoas (função comunicativa) e à expressão de ideias, valores e sentimentos (função conotativa). A linguagem também é um sistema estruturado por leis e princípios.

Para Aristóteles, o homem é um “animal político”, portanto, social, pois somente ele é dotado da capacidade de comunicação por um emaranhado de sons articulados com significado, a fala. Para Rousseau, “a palavradistingue os homens e os animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”. Platão dizia que, a linguagem é um phármacon, significando: remédio, veneno e cosmético. Pensando dessa forma, Platão quis dizer que, a linguagem pode ser um remédio para o conhecimento, mas também um veneno que nos toma sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras, e um cosmético, que mascara o verdadeiro sentido das coisas.

A linguagem nasceu da necessidade de comunicação nas sociedades primitivas. Com isso, o ser humano desenvolveu uma aparelhagem física, anatômica e fisiológica que lhes permitiram expressar-se pela palavra articulada. Todavia, é necessário viver em sociedade para que, pelo ouvir, a criança aprenda a comunicar-se pela fala. Analisando o caso de Genie, a menina que foi mantida isolada pelos pais, podemos concluir que, a não interação em sociedade impossibilita o desenvolvimento intelectual do homem. Uma adolescente de 13 anos com dificuldades para se locomover, sendo comparada a um bebê que está aprendendo a socializar-se.

É válido ressaltar a capacidade de adaptação do ser humano no ambiente, citando o menino Victor, que foi encontrado em uma floresta no sul daFrança. Era um animal em comportamento, e humano em forma, estava mudo e nu. Tinha muitas cicatrizes, hábitos alimentares próprio de animais selvagens e era resistente ao frio. Ele não possuía linguagem, mas era incrivelmente adaptado ao mundo selvagem em que vivia.

Análise dos empiristas e intelectualistas sobre a linguagem

Para os empiristas, a imagem é a associação de vários elementos independentes advindos da sensação e da motricidade do corpo e unificados pela mente do sujeito. Ou seja, a imagem é uma síntese das sensações e dos movimentos. Sendo assim, a linguagem é um conjunto de imagens corporais e mentais formadas por associação e repetição que constituem imagens verbais (palavras). Essas imagens podem ser motoras – são as que adquirimos quando aprendemos a articular a fala e as letras – e sensoriais – quando, graças aos sentidos e ao sistema nervoso central, aprendemos a ouvir e a ler.

Os intelectualistas, em contrapartida, afirmam que a capacidade para a linguagem é um fato consciente. A linguagem é apenas uma interpretação auditiva, oral, gráfica ou visível de nosso pensamento, ou seja, é um instrumento da consciência que exprime conceitos e símbolos, além de transmitir e comunicar ideias abstratas evalores.

Para rebater a opinião dos empiristas, os intelectualistas utilizaram a história

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com