TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Discursiva - TCC

Por:   •  15/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

ATIVIDADE DISCURSIVA – COGNITIVA COMPORTAMENTAL

Aaron Beck, na década de 1960, desenvolveu uma Psicoterapia, que na época ficou conhecida como "terapia cognitiva", porém até hoje esse nome é usado popularmente para abordar a respeito da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), assim a TCC possui suas teorias e técnicas, bem como é baseada no Modelo Cognitivo.

Diante disso, explique a respeito do Modelo Cognitivo, buscando definir e esquematizar de maneira breve o modelo.

Através da TCC podemos ver como cada pessoa interpreta a situação e sua reação dependendo do pensamento que ela tem, que gera uma emoção, que a leva a ter um determinado comportamento: Situação > Pensamento > Emoção > Comportamento.

A terapia cognitiva enfatiza a importância de examinar a percepção das pessoas sobre suas experiências, ou seja, como os pensamentos influenciam nossos sentimentos e nossas ações, onde a reação das pessoas é automática diante de algumas situações: ação x reação, que pode ser emocional, comportamental ou fisiológica. É algo involuntário para o paciente.

Segundo Beck um tratamento eficaz não é focado no inconsciente, mas na observação de como o paciente se comporta diante de determinadas situações, segundo sua percepção. A preocupação é com os resultados para o paciente.

A terapia cognitiva após observar um indivíduo por exemplo consegue auxiliar a encontrar uma forma mais realista ou abrangente de pensar sobre os fatos.

A maneira de como as pessoas avaliam uma mesma situação variam de acordo com o seu temperamento. A TCC ajuda os pacientes a questionarem suas percepções, conduzindo-os para uma visão mais positiva.

Exemplo: copo meio vazio (visão mais negativa) > copo meio cheio (visão mais positiva). Temos uma mesma situação em que através da terapia cognitiva auxiliamos o paciente a ter uma percepção diferente sobre o fato.

A TCC auxilia a identificar esses pensamentos, avaliar e responder aos mesmos de forma mais saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com