TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade discursiva - Adolescência e Juventude no Século XXI

Por:   •  31/8/2023  •  Dissertação  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

No Brasil, ainda hoje, existe em meio a sociedade a discriminação racial. Um país, onde a maioria de seus habitantes são pessoas negras, ainda existe sofrimento e humilhação pela cor de sua pele. Não só o preconceito racial, como também a desigualdade econômica é muito explícita no país, acentuando o sofrimento desses sujeitos.

O papel do Estado Democrático de Direito, é de garantir o rompimento da desigualdade e permitir que todos e todas tenham as mesmas oportunidades, devendo assegurar o direito contra qualquer tipo de discriminação, seja por raça, cor, religião e outros. Garantir que todos e todas tenham igualdade de condições ao acesso ao exercício da cidadania, direitos políticos, econômicos e culturais, no qual, o poder do estado é limitado pelos direitos do cidadão.

Porém, na prática, ainda existem barreiras de desigualdades econômicas e sociais, que invalidam condições que favoreçam as pessoas negras. Essas desigualdades não são apenas resultados de discriminações passadas, como também um processo de preconceitos e estereótipos raciais, que a cada dia vem se confirmando como procedimentos discriminatórios. Se faz relevante um trabalho em benefício da construção de uma sociedade mais pertinente e coesa.

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial veio para agregar as leis já existentes no país e promoveu maior visibilidade para a luta em prol de eliminar qualquer tipo de discriminação. O propósito da Convenção seria promover a igualdade entre todas as pessoas, um espaço de debate, e também ser um instrumento para combater qualquer prática racista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (33.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com