TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DISCURSIVA ADOLESCENCIA E JUVENTUDE SEC XXI

Por:   •  15/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  865 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DISCURSIVA

DISCIPLINA: Adolescência e Juventude no Século XXI

  • Considerando que os textos apresentados demonstram a discriminação racial como um problema mundial, elabore um texto a respeito do preconceito existente no Brasil, descrevendo sobre o papel e as consequências exercidas pelo Estado Democrático de Direito e o significado da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial.

Em pleno Século 21, poderia parecer obsoleto falarmos de discriminação racial. No entanto no Brasil, um pais de maioria negra ainda ecoa no meio da sociedade o grito sufocado de pessoas que ao longo de uma vida toda sofrem pela discriminação, são julgados, preteridos e até mesmo humilhados por conta da cor de sua pele.

Associado a problemática racial no pais, temos também quase que lado a lado a somatória de dois problemas crônicos: Preconceito racial e a desigualdade econômica, acentuando ainda mais as mazelas sofridas pela população negra no pais. Vindos de um passado de escravagismo, de aprisionamento e lutas pela sobrevivência, o que vemos ainda hoje, mesmo após anos da abolição da escravidão no país, é uma classe que sofre para tentar conquistar seu espaço no meio de uma sociedade preconceituosa e discriminatória.

O papel do Estado, é de assegurar que se rompa o ciclo de desigualdade, promovendo de algum modo que os negros tenham as mesmas oportunidades, direitos esses assegurados pela Constituição Federal de 1988, que assegura a proibição de qualquer discriminação, seja ela por raça, cor, religião e outros. O Estado precisa portando sair das letras escritas e promover na prática esses direitos, assegurando de modo eficaz que negros e brancos tenham as mesmas oportunidades dentro da sociedade brasileira. Garantir que todos tenham igualdade de condições ao acesso à justiça, ao exercício da cidadania, direitos civis, políticos, econômicos e culturais.

As políticas de cotas raciais para acesso ás universidades foram uma das medidas de se assegurar a eficácia da lei, no entanto ainda é muito controversa e polêmica na sua execução, dando brechas para aproveitadores e restringindo o acesso a quem é de direito. Percebe-se que as cotas raciais, devem ser promovidas, mas também associadas a cotas sociais, pois é difícil vencer a barreira das desigualdades econômicas de forma igualitária, sem a promoção de condições que favoreçam os negros, levando em conta toda uma história da nação brasileira.

A Convenção Internacional sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial, veio como um adicional a leis já existentes. No entanto por se tratar de um acordo internacional, trouxe maior visibilidade para a luta existente em nosso país para coibir toda e qualquer forma de Discriminação. Os objetivos da Convenção de forma resumida é Promover a Igualdade entre os “diferentes”, trazer maior espaço de debate e instrumentando as nações no combate às desigualdades e por fim promover o combate à toda e qualquer forma de discriminação existente.

Nela também reforça os direitos das diferentes raças, e traz instrumentos que visam assegurar e proteger os direitos que são negados a determinadas classes e raças. Traça também metas a serem cumpridas na adoção de medidas que se façam eficazes no campo do ensino, da educação e dos setores culturais da sociedade.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (74.7 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com