TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades 2 A 8 Unidade Web Desenvolvimento Social

Monografias: Atividades 2 A 8 Unidade Web Desenvolvimento Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 13

UNIDADE 2

PERGUNTA 1

André tem 14 anos e mostrava-se irrequieto e desatento. Sua professora de matemática dizia que ele parecia estar com “pouca paciência” para as tarefas propostas. O professor de educação física sugeriu que ele iniciasse a prática de judô, disponível na própria escola. Observou-se que após o início dessa prática seu nível de atenção e a capacidade de concentrar-se em tarefas mais minuciosas melhoraram muito. Neste caso, podemos verificar que um instinto foi utilizado de uma forma socialmente aceita, mostrando-se de forma benéfica para o André. Pensando nos mecanismos de defesa, é verdadeiro afirmar que o judô funcionou para André como:

Sublimação

PERGUNTA 2

Segundo a Psicanálise, o desenvolvimento humano envolve motivações conscientes e inconscientes da criança. Os conflitos internos atuam não só durante a infância, mas pelo resto do ciclo vital. Observe as afirmações abaixo:

I- O grande diferencial da teoria freudiana é afirmar a existência do inconsciente, compreendendo que somente parte da psique está apropriada pelo consciente, sendo que a maior porção é inconsciente.

II- Três níveis foram identificados por Freud com relação ao psiquismo humano: o Id, o ego e o superego.

III- Apesar do consciente corresponder a uma pequena parte da estrutura psíquica é nela que residem as forças libidinais e a energia psíquica.

Levando em conta estas afirmações é verdadeiro:

c.

Somente as afirmações I e II são verdadeiras.

PERGUNTA 3

Id, ego e superego.

A teoria de Freud trouxe importantes impactos para a compreensão da personalidade. Entre os pressupostos dessa teoria destaca-se a compreensão de diferentes sistemas que mantinham funções específicas e uma relação energética entre si. Estes sistemas são:

Id, ego e superego.

PERGUNTA 4

Nossa mente tem uma esfera consciente que nos permite conhecer nossas necessidade, avaliar as formas para obter a satisfação dessas necessidades e agir para alcançar a satisfação dessas necessidade. Essa esfera consciente é conhecida como:

d.

Ego

PERGUNTA 5

Freud propôs níveis de funcionamento da personalidade. Entre estas estruturas, uma atua ao nível inconsciente e representa a censura interna que direciona o comportamento humano. É adquirido através do processo de socialização, sendo produto da identificação da criança com as atitudes dos pais. Esse processo de aprendizagem favorece a repetição automática e inconsciente de certos comportamentos; possibilita também o ajuste pessoal à sociedade, através da aquisição das normas disciplinares e da introjeção dos valores sociais. Esta estrutura é conhecida como:

Superego

UNIDADE 3

Pergunta 1

Uma empresa multinacional passou por uma profunda reformulação, e a orientação oferecida para os gestores é que os funcionários devem ser incentivados a realizar seu trabalho de forma correta e criativa. Promoções, reconhecimento público dos resultados alcançados, elogios são ações que pretendem perpetuar uma atitude profissional de compromisso e criatividade. Esse conjunto de atitudes pode ser tomado como:

Resposta Selecionada:

check.gifb. Reforço positivo

Pergunta 2

Os trabalhos de Pavlov são muito conhecidos e trouxeram inúmeras colaborações para a compreensão do comportamento. Ele identificou que se um estímulo que naturalmente elicia uma resposta (estímulo incondicional) for precedido frequentemente por um estímulo neutro, há tendência de que esse estímulo neutro passe a eliciar respostas da mesma classe (tornando-se um estímulo condicional). Existem diferenças entre o condicionamento clássico e o condicionamento operante.

Observe as afirmações abaixo:

I- No condicionamento clássico, uma ação que já é uma resposta a um estímulo pode ser colocada sob o controle de um estímulo diferente através da contiguidade dos dois estímulos.

II- No condicionamento operante, uma ação que não está ligada a qualquer estímulo específico, pode ser colocada sob o controle de um estímulo, se a ação for premiada sempre na presença do novo estímulo.

III- Para Skinner todas as ações e comportamentos humanos podem ser entendidos a partir de formas progressivamente elaboradas de condicionamento estímulos/resposta. O condicionamento operante pode ser visto como um conjunto de processos e meios através do qual pode se dar a aprendizagem de um novo comportamento.

Sobre estas afirmações é CORRETO afirmar que:

Resposta Selecionada:

check.gifc. Todas as afirmações são verdadeiras.

Pergunta 3

A utilização do paradigma da relação estímulo-resposta para explicar as razões de um comportamento aparece na concepção de:

Resposta Selecionada:

check.gifd. John B. Watson

Feedback da resposta:

John B. Watson: utilizava o paradigma da relação estímulo - resposta para explicar as razões de um comportamento; assim sendo, para compreender as atitudes de uma pessoa devemos conhecer o que antecedeu a sua reação.

Pergunta 4

Eduardo foi diretor durante vinte anos em uma escola pública da Região Sul da cidade de São Paulo. Foi convidado a atuar profissionalmente como diretor de uma escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com