TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos

Relatório de pesquisa: Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 METODOLOGIA.............................................................................................03

2 JUSTIFICATIVA.............................................................................................03

3 OBJETIVO......................................................................................................03

4 INTRODUÇÃO................................................................................................04

O Desenvolvimento Infantil da concepção aos 6 anos................................04

5 CAPÍTULO I....................................................................................................05

Etapas do Desenvolvimento...........................................................................06

6 CAPÍTULO II...................................................................................................07

Período Pré- Natal (da concepção ao nascimento)......................................07

7 CAPÍTULO III..................................................................................................08

Primeira Infancia ( do nascimento aos 24 meses)........................................09

8 CAPÍTULO IV.................................................................................................10

Infancia (de 2 à 6 anos)...................................................................................11

9 CAPÍTULO V..................................................................................................12

Atividades, jogos e brincadeiras que favorecem o desenvolvimento da criança de 6 anos.............................................................................................13

10 CONCLUSÃO...............................................................................................15

REFERENCIAS.................................................................................................16

DESAFIO PROFISSIONAL

METODOLOGIA

Os métodos utilizados para a realização deste projeto foram leituras de artigos na internet, textos e aulas acompanhadas durante o módulo desta pós-graduação, buscando assim identificar, descrever e analisar a utilização do lúdico no desenvolvimento da criança. A fundamentação teórica está baseada em estudos sobre brincadeiras, atividades e jogos direcionadas a crianças com 6 anos.

JUSTIFICATIVA

Há muito tempo discute-se a questão dos jogos e brincadeiras e sua importância no desenvolvimento da criança. A conscientização desta importância cabe ao educador, que se torna responsável pela aprendizagem e deve trabalhar a criança em sua múltipla formação, nos aspectos biológicos, sociais, cognitivos e afetivo- emocionais. Através dos jogos e brincadeiras, o educando encontra apoio para superar suas dificuldades de aprendizagem, melhorando o seu relacionamento com o mundo. Pela variedade de estímulos que oferecem, pela atmosfera de alegria e encantamento que proporcionam e, principalmente, pela presença de certas normas, o jogo e a brincadeira devem fazer parte do cotidiano escolar nas diversas áreas do conhecimento. Dão ao aluno oportunidade para se desenvolver e atendem às suas necessidades básicas no processo ensino-aprendizagem.

OBJETIVO

Proporcionar diferentes jogos enquanto estímulos essenciais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno, enfocando o jogo como interação social no processo de construção dos conhecimentos de forma prazerosa, assim antecipa o seu desenvolvimento, expande a imaginação, adquire motivação, habilidades e atitudes necessárias à sua participação social de tal forma que possibilite o aluno descobrir, vivenciar, e modificar regras respeitando a individualidade.

O Desenvolvimento Infantil da concepção aos 6 anos

INTRODUÇÃO

O desenvolvimento humano é um processo que vai do nascimento até a morte. A cada momento na vida o ser humano está sempre em evolução pessoal. Esse processo evolutivo é conduzido por mudanças físicas, considerando que as habilidades cognitivas avançam ou diminuem de acordo com a fase, seja no crescimento cerebral durante a infância ou seu funcionamento reduzido na terceira idade.

Já o desenvolvimento psicossocial também é significativo na influência do crescimento físico, pois com o desenvolvimento corporal e cerebral, junto à sociedade, dão forma a nossa identidade pessoal e nossas relações.

Com este trabalho de revisão literária e conteúdos estratégicos através de jogos, brincadeiras e atividades, pretendemos trazer contribuições aos educadores de educação infantil, que desenvolvem trabalhos nas escolas públicas e particulares, com crianças de 0 a 06 anos.

CAPÍTULO I

Etapas do Desenvolvimento

Desenvolvimento Físico

As mudanças no tamanho físico e da aparência são manifestações visíveis de mudanças complexas no desenvolvimento da criança. São alterações morfológicas e fisiológicas que acontecem na infância.

Mesmo com tantos estudiosos que definem o desenvolvimento físico de maneiras diferenciadas, a maioria divide o processo em oito estágios: Pré- natal, Primeira Infância, Infância, Segunda Infância, Adolescência, Adulto Jovem, Meia Idade e Terceira Idade. Em cada estágio citado, ocorrem várias mudanças físicas que afetam o desenvolvimento cognitivo e psicossocial do ser humano.

Desenvolvimento Cognitivo

A cognição é o processo de aquisição da habilidade de resolver problemas, raciocínio, memória, tomada de decisão e resposta. A principal teoria do desenvolvimento cognitivo foi elaborada pelo Psicólogo Suíço Jean Piaget, que dividiu em quatro estágios, que vão desde o nascimento a adolescência. São eles: Sensório Motor, Pré-operacional,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com