TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Brincadeira No Desenvolvimento Infantil

Dissertações: A Brincadeira No Desenvolvimento Infantil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  272 Palavras (2 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 2

A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

A brincadeira exerce papel fundamental no desenvolvimento da criança, pois as experiências obtidas na atividade lúdica permitem que ela se coloque no lugar de outra pessoa, possa prever e controlar seu comportamento e atuar mediante isso, o que produz mudanças significativas no seu desenvolvimento psíquico. Sobre importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil Kishimoto (2002, p. 150) enfatiza que:

‘’ Crianças que brincam aprendem a decodificar o pensamento dos parceiros por meio da meta cognição, o processo de substituição de significados, típico de processos simbólicos. É essa perspectiva que permite o desenvolvimento cognitivo. Uma educação que expõe o pré- escolar aos contos e brincadeiras carregadas de imagens sociais e culturais contribui para o desenvolvimento de representações de natureza icônica, necessários ao aparecimento do simbolismo. Possibilitar que o ser humano desenvolva-se pelo movimento (inativo), pelo grafismo e imagens mentais (icônico) e atinja o lógico-científico (simbólico) significa respeitar suas formas de representação do mundo”.

Os comportamentos sociais são aprendidos pela criança na interação com os adultos com os quais convive. Nesse processo, ela observa certas regras sociais e as reproduz por meio da brincadeira. “Por meio do jogo, as crianças conhecem a vida social dos adultos, compreendem melhor as funções sociais e as regras pelas quais regem suas relações”.

O caráter lúdico da brincadeira associado ao significado dela para a criança transforma as suas ações impulsivas ou a falta de motivação, quando o brincar tem sentido para ela. A criança seleciona objetos que substituem os da situação real e recria situações nas quais ela, na condição de criança, ainda não poderia realizar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com