TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Psicológico Com Atletas Na Regulação Da ação Esportiva

Casos: O Trabalho Psicológico Com Atletas Na Regulação Da ação Esportiva. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/12/2013  •  2.921 Palavras (12 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 12

O trabalho psicológico com atletas na regulação da ação esportiva

El trabajo psicológico con los atletas en la regulación de la acción en el deporte

*Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Rondônia

Coordenador do Centro de Estudo de Esporte e Lazer (CEELA)

Integrante do Grupo de Estudos do Desenvolvimento e da Cultura Corporal

**Estudante de Psicologia da Universidade Federal de Rondônia

Aluna Integrante do Centro de Estudos de Esporte e Lazer

***Professor do Departamento de Educação Física da FAEMA de Ariquemis, Rondônia Prof. Dr. Ramón Núñez Cárdenas*

Yesica Núñez Pumariega**

Prof. Ms. Leonardo Alfonso Manzano***

rnunezcardenas@yahoo.com.br

(Brasil)

Resumo

O presente estudo teve como objetivo analisar o trabalho psicológico com atletas na regulação da ação esportiva. No trabalho psicológico com atletas, é necessário estar informado sobre os diferentes componentes que integram o sistema da regulação psicológica das ações motrizes no esporte. Primeiro deve-se compreender que toda ação do atleta vai ser realizada com êxito quando ele deseja fazê-la, esforça-se em realizá-la, por outra parte, saiba como fazê-la e possua as habilidades necessárias corretamente desenvolvidas.

Unitermos: Trabalho psicológico. Atletas. Ação esportiva.

EFDeportes.com, Revista Digital. Buenos Aires, Año 18, Nº 185, Octubre de 2013. http://www.efdeportes.com/

1 / 1

Introdução

Para a prática esportiva, o atleta necessita de processos que os impulsionem a realizar a ação, os quais correspondem à regulação indutora (ex: motivos) – e outros que lhe permitam realizá-la com um determinado nível de eficiência, os quais correspondem à regulação executora. Esta última abarca tanto a regulação orientadora (memória, percepções especializadas, sensações proprioceptivas, etc.), que determinam o programa de ação, quanto à regulação executora propriamente dita, a qual garante a culminância na prática do sistema. Na medida em que a regulação indutora nos explica porque o atleta mobiliza seus esforços, a regulação executora nos indica como é que são realizados.

Se quisermos fazer um trabalho integral, de ordem psicológica com os atletas, temos que ter no planejamento de preparação psicológica, tarefas que permitam o aperfeiçoamento dos componentes do sistema de regulação psicológica que apresentam deficiências.

Componentes psicológicos que integram o sistema de regulação psicológica das ações motrizes

Segundo Balaguer (1994), a função básica do componente psíquico é regular a conduta do sujeito através da regulação indutora e executora.

Quais são os componentes psicológicos que integram as regulações mencionadas anteriormente?

Componentes da regulação indutora à ação esportiva

• Necessidades

• Habilidades

• Motivos

• Interesses

• Aspirações

• Convicções

Componentes da regulação orientadora

• Sensações Proprioceptivas

• Percepções Especializadas

• Memória (representação motora)

• Pensamento

• Linguagem

Componentes da regulação executora

• Atenção

• Hábitos

• Tolerância Psíquica

Formações da personalidade

• Caráter

• Temperamento

• Capacidades

É importante dizer que os componentes psicológicos de cada tipo de regulação se relacionam reciprocamente dentro de todo o sistema.

Se analisarmos o exposto anteriormente, veremos que são muitas as esferas de trabalho psicológico no esporte. Por exemplo: Um treinador pode dirigir seus esforços a melhorar a motivação nos treinamentos e nas competições, desenvolvendo tarefas que estimulem o atleta aos rendimentos individuais e coletivos, que lhe permitam mobilizar sua vontade ao alcance dos objetivos elaborados. Porém fica claro que só estará trabalhando numa parte do sistema de regulação de suas ações.

Em outro caso, o treinador pode desenvolver tarefas para o aperfeiçoamento daqueles componentes que permitam a qualidade do programa de ação (Regulação Executora), o qual é muito positivo, porém, se não aplica tarefas para que o atleta faça os exercícios, dando o melhor de si, em cada repetição (Regulação Indutora), e não educa paralelamente as técnicas que lhe permitirão controlar seus estados de tensão na competição, é possível que esta ação seja realizada nos treinamentos de forma aceitável. Mas a competição poderá ser influenciada negativamente pelo nervosismo próprio das tensões não reguladas.

Através das formações da personalidade que foram mencionadas anteriormente, o treinador poderá influir de forma efetiva no caráter e nas capacidades do atleta, pelo fato que as mesmas são desenvolvidas através da vida do sujeito. Há que se ter em mente, porém, que o temperamento nasce com a pessoa e não modifica sua essência por mais esforços que este faça.

O trabalho sistemático que compõe o processo de atenção psicológica nos atletas, durante o treinamento e nas competições, passa por diferentes fases, que incluem tarefas variadas, as quais exigem dos treinadores e do especialista de psicologia do esporte,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com