TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Processos Basicos

Artigo: Atps Processos Basicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  1.092 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

Percepção

Há milhões de anos Platão observou que podíamos perceber objetos utilizando a mente atreves dos sentidos. E transformando as sensações em percepção.

Atenção Seletiva

É expulsa pela nossa consciência localizando como um flex de luz. Um aspecto limitado de nossas experiências, essa percepção chega até nós de momento a momento ilustrando um principio importante apresentado no curso de necker, nossa atenção consciente e seletiva, essa consiste que a qualquer momento nos focalizamos nossa consciência em apenas um aspecto temido da totalidade de nossa experiência.

Também pode ser demonstrado esse tipo de percepção no efeito de Cocktoilparty. Que consiste na capacidade de atentar seletivamente para uma voz entre muitos, isso também vale para outros sentidos, como nos estímulos visuais a nossa frente ao selecionarmos apenas alguns para processar.

Ilusões Perceptivas

No campo da psicologia, no que se refere á ilusões visuais é refletida a preeminência da visão entre nossos sentidos. Quando a visão compete com outras sensações à visão normalmente ganha um fenômeno denominado captação visual que pode ser demonstrado como exemplo por pessoas usam dos prismas que deslocam o mundo visual para um lado percebe em suas mãos onde elas as veem e não onde elas realmente estão demonstrando também através de toque onde veem este acontecendo e não onde realmente aconteceu (paravaniet alii 2000). Seguindo esta corrente de pensamento de ilusões perceptivas podemos observar que este fenômeno também acontece com relação a sons exemplificando em um filme em que o projetor que este localizado á nossas costas e mesmo assim percebemos como vindo da tela, ou seja, vemos atores falando muito similar ao que acontece quando nos percebemos uma voz do boneco ventríloquo.

Organização Perceptiva

Para ocorrer à transformação de informações sensoriais em percepções significativas é preciso organizá-las devendo perceber os objetos como diferentes de seu meio, vê-los como tendo forma constante significativa e discernir suas distancias e movimentos.

Os psicólogos da Gestalt afirmam que na percepção a todo pode exceder a soma de suas partes, podendo ser demonstrado em uma comparação simples ao verificarmos em um experimento cientifico, combinando sódio, um metal corrosivo, com cloro, um gás venenoso, transformando-se em algo muito diferente: sol de cozinha. Do mesmo modo, uma forma singular percebida emerge os componentes de um objeto.

Os princípios organizacionais dos psicólogos da Gestalt, em mente a verdade fundamental que eles ilustram, a função do cérebro é mais do que registrar informações sobre o mundo. A percepção não é apenas uma imagem no cérebro, estamos constantemente filtrando informações de modo que façam sentindo para nós, e neste contexto que a mente exerce papel fundamental.

Percepção de forma

A percepção da forma pode ser demonstrada através do agrupamento em proximidade, semelhança, boa continuidade, ligação e fechamento, tais princípios de agrupamento nos ajudam, a construir a realidade, por inúmeras vezes elas podem nos enganar.

Percepção de profundidade

As imagens bimendisionais entram em nossas retinas porem nós, de algum modo organizamos percepções trimendisionais denominado percepção de profundidade que possibilita estimar sua distancia em relação a nós. Isso é feito através de alguns indicadores de profundidade chamados de binoculares e monoculares.

Um exemplo, para medir a distancia através da convergência assim o cérebro nota o ângulo de convergência depois calcula se você esta localizando nesta pagina escrita ou em outra coisa nas imediações. Quanto maior for a pressa dentro mais próximo se encontra o objeto.

Os indicadores monoculares são o seguinte: tamanho relativo, interposição, claridade relativa, gradiente de textura, altura relativa, movimento relativo, perspectiva linear, luz e sombra. Esses indicadores podem ser exemplificados quando os artistas se utilizam destas para criarem profundidade em uma tela plana.

Percepção de movimento

Essa percepção é contada pelo cérebro que computa o movimento com base na suposição de que os objetos diminuem de tamanho estão se afastando e não ficando menores e os objetos que aumentam o tamanho estão se aproximando.

Constância Perceptiva

Ela nos permite perceber um objeto como imutável mesmo através dos estímulos que recebemos através de suas mudanças. Assim, nós podemos identificar os objetos apesar do ângulo, da distancia e da iluminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com