TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Psicopatologia 2 Etapa 3

Dissertações: Atps Psicopatologia 2 Etapa 3. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 5

O personagem Nathaniel Anthony Ayers apresenta diversas alterações – de linguagem, pensamento, atenção, senso-percepção, juízo – que puderam ser claramente observadas em seus comportamentos. Inicialmente, o primeiro e mais percebido sintoma é a dissociação e a aceleração do pensamento. Em diversos momentos, pode-se perceber a desorganização nas falas de Nathaniel, como no momento em que ele conhece Steven Lopez e que, ao tentar responder sua pergunta, demonstra que em sua mente uma ideia sucede a outra muito rapidamente e de forma desorganizada, não seguindo uma sequência lógica.

Há também a presença de alucinações audio-verbais, pois as vozes que o sujeito escuta não são estímulos reais, são vozes que o ameaçam, insultam e ordenam “Pinte seu peito de amarelo!”, “Estão ouvindo seus pensamentos!”, “Foge! Foge, Nathaniel!”, “Você não consegue!”. Algumas alucinações visuais fotopsias foram notadas na cena em que o sujeito presencia a orquestra. Enquanto escuta a música de olhos fechados, o sujeito visualiza cores que se movem conforme o ritmo.

Em determinado momento, constatou-se o delírio persecutório como mais um de seus sintomas. No momento em que o sujeito desconfia que sua irmã quer envenená-lo e afirma que “já entendeu tudo” e que “tudo faz sentido agora”. Ele acredita que é vítima de um complô e que querem matá-lo e por isso foge de casa, aí está o motivo de ele ser um morador de rua. Nathaniel apresenta também o delírio místico ou religioso. Ele acredita que Steve é seu “deus” e repete essa afirmação diversas vezes, em uma delas, inclusive, diz que o ama, demonstrando seus sentimentos e o quanto estima a amizade de Steve.

Nathaniel apresenta ainda embotamento afetivo em suas relações sociais e seus comportamentos são bastante desorganizados, como no momento em que quase é atropelado tentando pegar uma “bituca” de cigarro no meio de uma avenida.

É possível perceber que os sintomas de Nathaniel perduram por bastante tempo e como não são tratados de maneira adequada acarretam em perdas sociais e ocupacionais – já que ele não consegue concluir os estudos não tem a possibilidade de realizar o sonho de se tornar um grande músico, além de perder o contato com a família, acreditando que corria perigo ao estar junto deles, passou a morar nas ruas de Los Angeles como indigente.

Segundo o DSM IV a síndrome encontrada em Nathaniel corresponde ao 295.90 - esquizofrenia tipo indiferenciado, já que em sua descrição constam os seguintes critérios diagnósticos:

ESQUIZOFRENIA

A. Sintomas característicos: No mínimo dois dos seguintes quesitos, cada qual presente por uma porção significativa de tempo durante o período de 1 mês (ou menos, se tratados com sucesso):

(1) delírios

(2) alucinações

(3) discurso desorganizado (p. ex., freqüente descarrilamento ou incoerência)

(4) comportamento amplamente desorganizado ou catatônico

(5) sintomas negativos, isto é, embotamento afetivo, alogia ou abulia

B. Disfunção social/ocupacional: Por uma porção significativa do tempo desde o início da perturbação, uma ou mais áreas importantes do funcionamento, tais como trabalho, relações interpessoais ou cuidados pessoais, estão acentuadamente abaixo do nível alcançado antes do início (ou quando o início se dá na infância ou adolescência, incapacidade de atingir o nível esperado de realização interpessoal, acadêmica ou profissional)

C. Duração: Sinais contínuos da perturbação persistem pelo período mínimo de 6 meses. Esse período de 6 meses deve incluir pelo menos 1 mês de sintomas (ou menos, se tratados com sucesso) que satisfazem o critério A (i. é, sintomas da fase ativa) e pode incluir períodos de sintomas prodrômicos ou residuais. Durante esses períodos prodrômicos ou residuais, os sinais da perturbação podem ser manifestados apenas por sintomas negativos ou por dois ou mais sintomas relacionados no Critério A presentes de uma forma atenuada (p. ex., crenças estranhas, experiências perceptuais incomuns).

D. Exclusão de Transtorno Esquizoafetivo e Transtorno do Humor. O Transtorno Esquizoafetivo e o Transtorno do Humor com Características Psicóticas foram descartados, porque (1) nenhum Episódio Depressivo Maior, Maníaco ou Misto ocorreu concomitantemente aos sintomas da fase ativa; ou (2) se os episódios de humor ocorreram durante os sintomas da fase ativa, sua duração total foi breve com relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com