TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps avaliação psicologica

Por:   •  11/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

        Em virtude da comemoração de 30 anos da revista PSICOLOGIA: Ciência e profissão, o presente artigo visa resgatar o desenvolvimento da área de avaliação psicologica no Brasil nos últimos 30 anos, refletir sobre seu atual momento e sobre as necessidades futuras.

        O texto destaca que a partir da segunda metade da década de 1990, houve uma modificação no cenário da avaliação psicológica, citando o XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico em Psicologia, promovido pela Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, onde estiveram presentes aproximadamente 70 pesquisadores, de quase 30 intituições de ensino superior, de 10 estados brasileiros, fatos que atestam o crescimento do evento e da área quando comparado à sua 7° edição em 1998.

        Importantes produções como fruto das discussões promovidas no evento funcionam como guias dentre eles a tradução autorizada das Diretrizes para Uso de Testes da International Test Commission e o manifesto elaborado em 2002, intitulado, Em Defesa da Avaliação Psicológica, sugerindo conteúdos que deveriam fazer parte da graduação do psicólogo brasileiro na área de avaliação psicológica:

-Teoria da medida e psicometria

-Avaliação da inteligência e da personalidade

-Prática de planejamento, execução e redação de resultados.

        A participação de seus menbros colaborou com o CFP na implatação, em 2003, na implatação do SATEPSI, que resultouna elaboração de critérios de avaliação da qualidade dos testes psicológicos além de uma lista de testes que apresentam evidências cientificas para ultilização profissional.

        Outro fato importante foi a criação da revista Avaliação Psicológica, periodico criado

em 2002 e com mais de 150 artigos inéditos sobre avaliação psicológica apresentados, oque mostra o crescente interesse de pesquisadores pela avaliação psicológica.

        Com a fundação do IBAP (Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica) em 1997 e da ASBRo ( Associação Brasileira de Rorschach) em 1993, consolidou-se o intuito de promover o desenvolvimento da área e a participação política na psicologia brasileira, colaborando com importantes decisões, como poe exemplo a participação no Fórum das Entidades Nacionais da Psicologia Brasileira ao lado de 21 outras entidades e o convite para participar do VII Congresso Nacional de Psicologia em 2010.

        Merece destaque também a quantidade de testes comercializados na atualidade. Em 2002 perto de 30 instrumentos faziam parte da primeira relação do SATEPSI, hoje os psicólogos contam com cerca de 114 instrumentos, ou seja, oque se produziu em 7 anos e superior ao que foi produzido em décadas, oque representa um progresso para avaliação psicológica e traz repercussões para outras áreas da psicologia.

        Embora não se possa dizer que a avaliação psicológica brasileira esteja em estado de graça, esses dados mostram que ela está renascendo e atualmente se encontra em estado de arte. Vale também destacar que a área entrou em declínio na década de 1960 ficando quase estagnada até a segunda metade da década de 1990, fruto da falta de excelência na formação acadêmica, baixo investimento na produção e o radicalismo ideológico da época.

        Um estudo produzido por Frizzo em 2004 mostra que 46,15% das denúncias no CRP 08 se referem ao exercício da avaliação psicológica, dados que mais uma vez mostram que a formação profissional é fundamental para a psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (59.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com