TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps avaliação psicologica

Por:   •  30/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.689 Palavras (7 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

O trabalho visa apresentar as  etapas da atividade prática supervisionada, compreendendo como os testes foram descobertos, suas demandas e problemáticas, comportamentos e questões sobre prestar atenção.

  “Panorama da História dos Testes Psicológicos no Brasil e Críticas Atuais”.

Os testes na psicologia surgiram no ínicio do século XX, assim os testes passaram a serem estudados com mais profundidade, os autores Pasquali e Alchieri(2001) definiram que em 1836 e 1930 deram – se três aspectos principais para os testes psicológicos.

 A psicologia foi inserida nas faculdades de medicina.

Uso de métodos da psicologia nas escolas normais.

Surgimento de centros de pesquisa psicobiológica junto aos laboratórios em instituições relacionadas a área da saúde.

 Entre 1930 e 1962 deram início as primeiras universidades, e assim a psicologia foi inserida no campo da medicina, ,e com esse início a psicologia passou a ser mais pesquisada e criou um movimento dentro da profissão, nas universidades a psicologia era ensinada nas matérias de psiquiatria, saúde mental e neurologia, seu primeiro teste foi feito por um médico psiquiatra em 1913, foi utilizado um teste de inteligência com pacientes de um hospício.

Entre 1962 e 1970 psicologia passou ser uma profissão, e regulamentada como disciplina também e assim criou - se o CRP (Conselho Regional de Psicologia) e CFP (Conselho Federal de Psicologia.

Mas nem tudo fluiu bem, em 1990, houve uma crise, apesar do curso ter tido várias reformas não achavam profissionais qualificados, os testes passaram –se a serem usados de qualquer forma, e sem atualização alguma, nos dias atuais os testes expandiram mas ainda a interpretações errônea dos mesmos, alguns passaram por mudanças, e assim houve um desinteresse pela aprendizagem, os testes passaram a serem criticados e o uso diminuiu, mas o resultado foi que os testes passaram a ser mais estudados.

Os psicólogos começaram a atender despreparados e centravam seus atendimentos em clinicas particulares, e os CRP e CFP não deram devida importância e isso gerou testes totalmente sem prática alguma, e isso acarretou vários processor judiciais por interpretações erradas dos testes, o CFP, então criou a Comissão Nacional de Avaliação Psicológica, o propósito era avaliar quais as barreiras que impediam os testes de serem eficazes.

O (IBAPP 1998) Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica, vem promovendo pesquisas na área de avaliação, sobre os testes psicológicos visando sua melhoria e adequação, e melhorias na formação dos psicólogos em avaliação psicológica.

“As técnicas de exame psicológico ensinadas nos cursos de graduação de acordo com os professores”

O texto apresentado nos mostra uma pesquisa internacional sobre o ensino das técnicas de exames psicológicos no brasil, uma discussão que partiu da câmera interinstitucional de avaliação psicológica onde o conselho de psicologia nos mostra através de uma pesquisa qualitativa e quantitativa que os testes ensinados como conteúdo básico ou mínimo varia de acordo com os testes psicológicos validados em indicação como os básicos.

Apesar de várias discussões entre os testes apresentados, com informações obtidas por professores brasileiros, nota se que os teste TAT, WISC,RAVEN, HTP, BENDER, RORSCHCH, são os testes que no entanto para a formação ser mais completa deveriam ser inclusos, PNQ,WAIS,WARTEGG, colúmbia, GOOD, ENOUGH-HARRIS,IODFH, mais um inventário de interesse e uma porção de testes de aptidão.

Porém nota se atualmente que cabe aos docentes implementar uma formação mais ativa nas condições de renovação e atualização na busca incessante de novas articulações, e barrou novas estratégias de ensino para que possamos ter uma ação de maior eficácia, na formação dos futuros profissionais.

Considerando que a formação na área da psicologia, se faz a partir de técnicas e métodos dos quais somente os psicólogos tem acesso, assim como testes padronizados e estudados fidedignamente para o uso exclusivo dos psicólogos.

Os conselhos de psicologia, estudam e fazem pesquisas de acordo com a região e a localidade, população, nível de escolaridade das regiões do país para que se possa colher dados e validar os testes para que o resultado seja o mais fidedigno possível. Porém como o psicólogo se mune de uma gama de técnicas legais, porém todas são de acesso da graduação, se faz necessário então que o profissional de especialize para que possa se munir de técnicas de avaliação para as diversas áreas da psicologia, dentre elas: contexto clínico, hospitalar, fórum, organizações, e até mesmo para habilitação.

Conceitos sobre atenção e suas formas de avaliação em psicologia


O conceito de prestar atenção é entendido como um processo comportamental referente a processos cognitivos da avaliação psicológica, e que é muito importante para a análise do comportamento de B.F. SKINNER (1968) que traz o estudo do porque não reagimos a todos os estímulos presentes em nosso ambiente, supondo que há uma seleção desses estímulos chamado de atenção. Porém, como qualquer filosofia, tem que ser explicado porque não reagimos a todos os estímulos em nosso ambiente. A atenção pode ser atraída, que é quando eliciado um comportamento de orientação, mas como qualquer reflexo esse comportamento está sujeito a outras situações do organismo. E também pode ser prestada, quando a resposta do organismo foi modelada, também chamada de comportamento operante. O prestar atenção como controle de estímulos já o distingue como um controle exercido por estimulo discriminativo operante, que seria uma forma de modelar a atenção para que isso gere uma resposta a tal comportamento. E que esse comportamento seja como um controle de estímulos e torna reforçadora. Quando alguém está prestando atenção ele está sob controle de um estímulo, A função de interpretar a atenção pode ser interpretada como controle de estímulos que atraem e reforçam o comportamento. Prestar atenção pode ser tratado também como um comportamento precorrente quando há o aparecimento, fortalecimento ou esclarecimento do estimulo discriminativo.

O termo “resposta de observação” tem sido unicamente adotada às respostas recorrentes públicas que foram experimentalmente estudadas, Um grande exemplo de uma resposta de observação é a orientação dos receptores.  Segundo Skinner o comportamento de perceber é dado em um organismo intactos de um princípio dado como um comportamento reflexo.
Dessa maneira o perceber pode depender de determinadas operações e variações, por exemplo, o perceber ele pode ser público quando está olhando para uma multidão, mas, enquanto a resposta de ver e ter uma percepção sobre esse ambiente ele é privado, Assim poderíamos colocar os comportamentos de observação, percepção e prestar atenção em um contínuo de uma cadeia comportamental em que atenção e observação seriam precorrentes da percepção, porém um não depende do outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (116.3 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com