TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps criança a adolescente

Por:   •  7/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

2.1 BASES GENÉTICAS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL.

Este estudo tem como objetivo, mostrar que podemos entender o comportamento e desenvolvimento de um ser desde o período tenra idade, quando não se tem a ciência de amadurecimento. Desde esse período, já se pode analisar seu desenvolvimento de acordo com seus fatores ambientais e culturais, que são muito importantes na estruturação do desenvolvimento humano.

Segundo John Locke, o individuo se desenvolve apenas sob influencias do ambiente, conceito este que seria equivocado segundo diversos outros pesquisadores que acreditam que seja melhor pensar que suas influencias vem desde os primeiros momentos da vida, e que a natureza e o ambiente andam juntos para a realização desse processo.

Para Vigotski, que estudou a fundo a questão do processo do desenvolvimento infantil, as crianças têm suas bases comportamentais a partir do meio sociocultural em qual elas vivem, assim desenvolvem instrumentos simbólicos caracterizados pelas funções psicológicas que passam a trazer o entendimento do comportamento.

A partir desse pensamento, Vigotski, estabeleceu a Lei Genética Geral do Desenvolvimento Cultural, onde diz que no desenvolvimento infantil, toda a função psicológica aparece duas vezes: primeiro em nível social, depois em nível individual. Em nível social podemos exemplificar com o momento em que a criança ainda não sabe falar, entretanto compreende oque as pessoas querem dizer, usando desta como um meio de vínculo entre a criança e aqueles que a rodeiam. No momento em que ela aprende a falar para si,

‘’O exemplo mais claro disto é a linguagem. No princípio, é um meio de vínculo entre a criança e aqueles que a rodeiam, mas, no momento em que a criança começa a falar para si, pode-se considerar como a transposição da forma coletiva de comportamento, para a prática do comportamento individual.

O desenvolvimento da linguagem, como também todos os outros processos psicológicos superiores, é um processo muito pessoal e ao mesmo tempo social. Isto faz com que a criança desenvolva os instrumentos culturais, como a linguagem, pensamentos, conceitos, ideias, etc. Nesse desenvolvimento, entende-se que a criança desenvolve a linguagem social e individual.

Nota-se que o controle da linguagem tem influencia ao comportamento da criança. Quando ela fala individualmente, ela organiza suas atividades e controla suas ações. Portanto, a linguagem é um meio em qual a criança se desenvolve, determinando-se pelo meio cultural e pelas suas funções mentais nas mudanças da visão do mundo, da personalidade da criança e do desenvolvimento da consciência.

2.1.1. TEORIA DE VIGOTSKI DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO.

Vigotski desenvolveu a teoria sociocultural do desenvolvimento cognitivo, que tem suas raízes no pensamento marxista do materialismo dialético, que diz respeito às mudanças históricas na sociedade e a vida material que produzem mudanças na natureza humana. Vigotski observou o desenvolvimento através de suas ações sociais, e propôs que o desenvolvimento não precede da socialização. Suas estruturas e relações sociais levam ao desenvolvimento das funções mentais. Ele acreditava que o aprendizado nas crianças poderia ocorrer através do jogo, brincadeira, instrução formal, ou pela orientação de familiares e/ou educadores. O processo que isso acontece é chamado de mediação (a ligação entre duas estruturas, uma social e uma pessoalmente construída, através de instrumentos ou sinais). Este processo é explicado por Vigotski através do mecanismo de internacionalização, ou seja:

“Chamamos de internacionalização a reconstrução interna de uma operação externa. [...] Entretanto essas funções somente adquirem o caráter de processos internos como resultados de um desenvolvimento prolongado. [...] A internacionalização de formas culturais de comportamento envolve a reconstrução da atividade psicológica tendo como base as operações com signos. [...] A internacionalização das atividades socialmente enraizadas e historicamente desenvolvidas constitui o aspecto característico da psicologia humana (Vygotsky, 1991, p. 63-65)”

Vigotski destacou suas influências socioculturais no desenvolvimento cognitivo da criança, tais como:

O desenvolvimento não pode ser separado do contexto social

A cultura afeta a forma como pensamos e o que pensamos

Cada cultura tem o seu próprio impacto

O conhecimento depende da experiência social

A criança desenvolve representações mentais do mundo através da cultura e da linguagem.

Os adultos têm um importante papel no desenvolvimento através da orientação que dão e por ensinarem (“guidance and teaching”).

2.2. DESENVOLVIMENTO FÍSICO (PSICOMOTOR) EM CRIANÇAS DE 4 MESES A 1 ANO.

Segundo Piaget, que desenvolveu a epistemologia genética, o conhecimento o desenvolvimento aconteceu com a interação do sujeito com o seu meio social. Piaget estava interessando em desenvolver a teoria de como o conhecimento se desenvolve nos seres humanos e em sua concepção, a aquisição do conhecimento só acontece de acordo com as estruturas do pensamento e acontece após a consolidação do esquema que a suporta. Para Piaget, o desenvolvimento ocorre de forma que as aquisições de um período sejam necessariamente integradas nos períodos posteriores.

Sua teoria depende de 4 elementos:

1. Maturação do sistema nervoso central

2. Experiências físicas e lógico matemáticas.

3. Transmissão social

4. Equilíbrio das estruturas cognitivas

Estagio de Desenvolvimento

De 0 a 1 ano – Sensório motor

Sensório-Motor

A criança procura desenvolver a coordenação motora, através dos objetos em que a rodeiam.

O principal período é aquele em que a criança é introduzida no mundo, suas capacidades estão limitadas em manusear pequenos objetos, alimentar-se e a os poucos locomover-se a pequenas distancias inicialmente e para o fim do período consegue caminhar e atingir distancia um pouco mais extensa.

Período em que a criança capta o mundo pelas sensações;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (66.8 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com