TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atrigo Motivacional

Dissertações: Atrigo Motivacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

Empregabilidade e evolução

Este neologismo, já não tão neo, começou a ser percebido primeiramente por aqueles que se viam desempregados. Era o propício momento para um balanço da carreira. Ao fazer esta análise percebiam-se alguns pontos, em especial na formação, que se trabalhados iriam contribuir e muito para melhorar o chamado "valor de mercado" de um profissional. Hoje esta preocupação tem que estar presente na cabeça de todos os profissionais, de tal sorte que este é um dos pontos de análise nos programas de Personal Coaching.

Como exemplo do resultado dessa análise surgia a necessidade de um segundo idioma, o necessário domínio a uma tecnologia recente na área de atuação do profissional e no mais das vezes a necessidade de complementar a educação formal.

Claro, há aspectos outros envolvidos em um conceito tão amplo. Mas, fiquemos nestes poucos pontos e que são de muita importância.

A análise central deve, a meu ver, ser feita a partir da necessidade do domínio da informação que tanto aflige profissionais de todas as categorias. E falando em neologismo temos o "datahoolic" que é a pessoa que nunca se sente segura com o volume de informações que tem, qualquer que seja ele. Em casos crônicos este "dominado" sente a necessidade de confirmar cada informação com pelo menos três fontes distintas. Claro que há estes extremos e eles são tratados em artigo recente que li em que o professor americano Richard Saul Wurman, um Arquiteto da Informação com mais de 75 livros sobre o domínio da informação, trata o tema sob o título de "Ignorância programada".

Mas, não podemos deixar que estes excessos nos contaminem de forma a criar uma barreira de aversão ao tema.

O profissional dos tempos atuais não poderá jamais parar de complementar-se pois o volume do conhecimento moderno cresce há uma velocidade imensa.

Para refletir essa velocidade julgo desnecessário cansá-los com enfadonhas estatísticas. Assim, as resumirei em apenas uma seqüência de 5 linhas que retratam a velocidade do crescimento do conhecimento humano.

Tudo quanto se conhece sobre o mundo vem mudando na seguinte velocidade:

- De 1900 a 1945 o que se sabe sobre o mundo mudava a cada 50 anos;

- De 1945 a 1980 o que se sabe sobro o mundo mudava a cada 20 anos;

- De 1980 a 1990 o que se sabe sobre o mundo mudava a cada 10 anos;

- De 1990 a 1995 o que se sabe sobre o mundo mudava a cada 5 anos; e

- Em 2001 o que se sabe sobre o mundo mudará a cada 2 anos

Pouco tempo atrás dizia-se que o jovem ao entrar na faculdade iria concluí-la defasado em relação a tecnologia de sua própria área. Hoje esta tecnologia não resiste ao tempo de duração de um curso de pós-graduação.

Fica então o alerta a todos os profissionais que ainda não tenham se apercebido disso e, infelizmente não são poucos: o tempo de estudar e complementar-se é o tempo presente. É, e sempre será o hoje.

Autor: Ari Marques

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com