TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DA LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL.

Exames: O PAPEL DA LIDERANÇA NO DESENVOLVIMENTO MOTIVACIONAL.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/8/2013  •  3.441 Palavras (14 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 14

Sumário

1 INTRODUÇÃO: 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA. 5

2.1 MOTIVAÇÃO. 5

2.2 LIDERANÇA. 6

3 PLANO DE AÇÃO. 7

3.1 O PAPEL DO LÍDER NO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. 7

3.2 ESTILOS DE LIDERANÇA. 7

3.3 QUADRO HIERÁRQUICO DA EMPRESA. 8

3.4 ROTATIVIDADE DE PESSOAL OU TURNOVER. 9

3.5 QUALIDADE PRODUTIVA. 10

3.6 ASPECTOS MOTIVACIONAIS. 11

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 13

4.1 PROGRAMA DE INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇA. 13

4.2 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL 13

4.3 PROGRAMA MOTIVACIONAL DE REMUNERAÇÃO. 14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 16

1 INTRODUÇÃO:

Apesar de todos os avanços na área tecnológica para manutenção e desenvolvimento dos processos industriais, o capital humano ainda é fator essencial na busca por melhores resultados para as empresas independentemente do seu segmento ou área de atuação. Desse modo, o maior desafio dos gestores é manter seus colaboradores motivados a crescerem e desenvolver-se juntamente com a empresa de modo saldável e satisfatório para ambos. Cada pessoa deve ser motivada de forma diferente, pois cada indivíduo é um ser único com estímulos, interesses e necessidades distintas e cabe ao líder identificar tais necessidades para conduzi-los ao sucesso profissional.

São vários os fatores que indicam a necessidade de uma abordagem mais ampla e abrangente sobre o assunto, a falta de motivação pode ser a responsável por inúmeros problemas em uma organização como baixa produtividade, ineficiência, alta rotatividade no quadro de funcionários, baixo índice de assiduidade, alto índice de segunda qualidade, reprocessos, entre outros.

Este projeto tem por objetivo acompanhar e identificar falhas no processo produtivo da empresa Cotex LTDA. ligados direta ou indiretamente à motivação de seus colaboradores. A empresa do ramo têxtil está localizada no Vale do Itajaí, reconhecido polo têxtil da região, mais especificamente em Blumenau, SC e atua neste segmento a vinte e três anos.

Em organizações com alto índice de processos manufaturados é de extrema importância que todos colaboradores estejam comprometidos com as metas e projetos da empresa para que todos caminhem na mesma direção, buscando atingir os resultados determinados, para tanto, a liderança tem papel fundamental na condução desse processo estabelecendo os parâmetros de uma estrutura sólida e respeitável. Com novas oportunidades e incentivos uma empresa aumenta consideravelmente suas chances de descobrir novos talentos e obter um retorno expressivo de seu investimento, isso envolve setores de liderança, técnicos e operacionais.

Os métodos empregados para análise e levantamento de dados constituem na observação e questionamento das atividades desempenhadas em cada setor buscando avaliar a rotina dos colaboradores no desempenho de suas funções.

Ao fim deste trabalho devem ser apurados os principais aspectos que influenciam na falta de motivação dos colaboradores, o papel da liderança no desenvolvimento profissional e produtivo da organização, bem como as respectivas ferramentas para implantação de um programa eficaz na reformulação dos procedimentos internos baseados em valores humanos.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.

O comportamento organizacional está diretamente ligado ao ambiente que o indivíduo está inserido, Chiavenato (2004, p.5) revela que “o Comportamento organizacional (C0) refere-se ao estudo de indivíduos e grupos atuando em organizações”.

Para Knapik (2006, p. 95) “as organizações são compostas de pessoas, que representam o coração da empresa, bombeando informações e ações para sua sobrevivência”. Portanto, são as pessoas, através de seu comportamento dentro de uma organização, que acabam moldando a forma de agir da organização. Esse comportamento está diretamente ligado a dois fatores fundamentais para a organização, motivação e liderança.

2.1 MOTIVAÇÃO.

As pessoas são consideradas o capital intelectual da organização, diante disso, devemos saber que toda conduta humana pressupõe um estímulo. Paul Hersey (1976, p.18) afirma que o comportamento é motivado por um desejo de alcançar algum objetivo, entendendo assim que, a motivação é o combustível da ação. Para EStephen P. Robbins (2002, p.151) “a motivação é definida como o processo responsável pela intensidade, direção e persistência de esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta”.

A motivação é um fenômeno que depende de numerosos fatores para existir, dentre eles, o cargo em si, ou seja, a tarefa que o indivíduo executa, as características individuais e, por último, os resultados que este trabalho pode oferecer. Portanto, a motivação é uma força que se encontra no interior de cada pessoa, estando geralmente ligada a um desejo. Dessa forma, suas fontes de energia estão dentro de cada ser humano. (SILVA; RODRIGUES, 2007, p.9).

Traçar novos desafios exigindo um crescimento gradativo das funções e responsabilidades é uma ótima maneira de estimular e incentivar o grupo. Para Gaudêncio (2009, p.40) “desafio é um dos mais importantes fatores motivacionais, o segundo é o reconhecimento”. Trabalhos simples e repetitivos tendem a se tornar maçantes, afetando a eficiência do trabalhador. Segundo Silva e Rodrigues (2007, p. 51) “a pessoa evidencia um alto nível de motivação para auto-realização e busca sua autonomia, assumindo desafios reais no seu trabalho e lutando continuamente pelo seu sucesso pessoal”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com