TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENDOMARKETING COMO FATOR MOTIVACIONAL E FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA PÚBLICA AGESPISA

Ensaios: O ENDOMARKETING COMO FATOR MOTIVACIONAL E FACILITADOR DA COMUNICAÇÃO INTERNA NA EMPRESA PÚBLICA AGESPISA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  1.064 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

O estudo do endomarketing tem contribuído de forma significativa para a integração da empresa, integração entre colaboradores e a alta cúpula, pois quando motivados e compartilhando informações, torna mais fácil o alcance dos objetivos da organização.

O trabalho está voltado para a ação do endomarketing no que diz respeito à motivação e a comunicação na empresa. Um tema relevante, principalmente nos dias de hoje, em que a organização está buscando a todo custo à motivação de seus colaboradores e uma comunicação mais simples e eficiente dentro da empresa. As empresas, que há alguns anos atrás, não se preocupavam com os sentimentos dos seus funcionários, estão agora repensando suas atitudes com o objetivo de proporcionar mais satisfação e conhecimento ao seu público interno que por sua vez é responsável por atender as expectativas do público externo.

Para medir a satisfação e como a empresa transmite e recebe informações dos seus colaboradores é importante a presença dos questionários, para que a organização possa avaliar o comprometimento do público interno com os objetivos da empresa e com o público externo.

A importância da pesquisa está em apresentar o endomarketing com uma ferramenta fundamental para a satisfação dos colaboradores o que torna a empresa mais competitiva no mercado. Nesse sentido surge à problemática: Como endomarketing é capaz de motivar os colaboradores e melhorar a comunicação dentro da empresa?

A partir desta abordagem, apresenta-se como objetivo central, analisar o endomarketing no contexto da motivação dos colaboradores e da comunicação dos mesmos dentro da empresa. Este objetivo está dividido em dois objetivos específicos:

• Mostrar o papel do endomarketing como diferencial competitivo dentro de uma organização.

• Identificar as características e vantagens do endomarketing para motivação e comunicação eficiente.

O desenvolvimento da pesquisa foi dividido em quatro partes, da seguinte forma:

A primeira parte do estudo é composta pela definição de endomarketing, logo em seguida é abordado o planejamento de um programa de endomarketing dentro da organização e as ações e instrumentos de endomarketing.

A segunda parte trata da motivação nas empresas, com o objetivo de mostrar como a organização motiva os colaboradores para o trabalho, proporcionando mais satisfação ao público interno.

A terceira parte tem o papel de apresentar a comunicação interna e como a mesma influencia na motivação dentro da empresa.

Já a ultima parte do desenvolvimento vem após a metodologia de pesquisa, por se tratar de um estudo de caso na empresa de águas e esgotos do Estado do Piauí - Agespisa, que tem o objetivo de analisar o endomarketing sobre a ótica da motivação dos colaboradores e da comunicação interna na empresa. Essa parte é composta pela apresentação e analise dos resultados colhidos nos questionários.

1 ENDOMARKETING

1.1Conceito

A palavra “endo” vem do grego que significa “ação ou movimento para dentro”. O Endomarketing, pode ser definido como ações de marketing voltado para dentro. Segundo Bekin (2004, p. 47), autor do termo endomarketing no Brasil, define endomarketing como:

Ações gerenciadas de marketing eticamente dirigidas ao público interno (funcionários) das organizações e empresas focadas no lucro, das organizações não lucrativas e governamentais e do terceiro setor, observando condutas de responsabilidade social e ambiental.

De acordo com Brum (2000, p.34), endomarketing é dar ao funcionário educação, carinho e atenção, tornando-o bem preparado e bem informado para que possa tornar-se também uma pessoa criativa e feliz, capaz de surpreender encantar e entusiasmar o cliente.

Nesse contexto, pode-se avaliar que o endomarketing está voltado para todas as organizações, tanto as que desejam obter lucro, como aquelas sem fins lucrativos. Para Bekin, o público interno é o alvo do endomarketing, diferentemente do marketing que em essência foi desenvolvido para o público externo. Atualmente, as empresas estão mais preocupadas coma satisfação dos seus colaboradores, pois tem se tornado cada vez mais perceptível que o sucesso da organização não depende somente dos clientes externos, mas também dos clientes internos.

Por isso de acordo com Kotler (2000, p44) o marketing interno deve preceder o marketing externo. “Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo.”Toda empresa em qualquer organização tem um mercado interno de empregados que deve receber a primeira atenção. (GRONROOS, 1995,P.278).

A partir das citações acima é evidente a necessidade de ações de endomarketing mais consistente e contínua dentro da organização. O endomarketing motiva os funcionários e estes por sua vez melhoram o seu desempenho na organização, e proporciona aos clientes externos mais satisfação e confiança no trabalho. Nesse sentido Brum (2000, p34) afirma:

Quem é capaz de surpreender o consumidor é o funcionário, para isso ele precisa ser bem preparado, bem informado, criativo e feliz. Esse funcionário será capaz de fazer a diferença. Mas não estamos falando de uma diferença de 5%, no nosso entender incapaz de bater a concorrência. Estamos falando de uma diferença de 100% provocada por um funcionário que recebe da empresa na qual trabalha: educação carinho e atenção.

O público externo, então, passar a confiar mais na empresa a medida que são surpreendidos e tem suas necessidades satisfeitas.

1.2 O Planejamento de um Programa de Endomarketing

No de desenvolvimento de um programa de endomarketing é necessário antes de tudo um planejamento que seja adequado para a empresa e atenda suas necessidades específicas.

Para Brum o planejamento de um programa endomarketing deve ser de curto prazo, pois a informação é decorrente das atividades e decisões tomadas no dia-a-dia da empresa. Ainda de acordo com Brum (1998, p.74),

Todo programa de endomarketing precisa ter uma ideia, um conceito e uma linha criativa. A partir daí os instrumentos são desenvolvidos de acordo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com