TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atuação Dos Neurotrasmissores Na Depressão

Trabalho Universitário: Atuação Dos Neurotrasmissores Na Depressão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 5

1 OBJETIVO

O seguinte trabalho tem o objetivo de apresentar qual a forma de Atuação dos Neurotransmissores na Depressão, explicando detalhadamente desde o princípio para o entendimento dos leitores o funcionamento de um neurônio, de que maneira a doença se alastra no método ligado a ciência, o caminho percorrido pelos impulsos elétricos dos neurônios e no que pode afetar a baixa frequência destes impulsos. Sendo a DEPRESSÃO a palavra chave da atividade, descrevendo e apontando algumas de suas causas.

2 NEUROTRANSMISSORES DA DEPRESSÃO

Todas as células existentes do corpo de um ser humano tem a necessidade de se comunicar de alguma forma, para que assim possam ocorrer todos os sentidos de sensação, entre outros. A principal forma de comunicação dessas células são os impulsos elétricos que ocorre entre os neurônios, os quais são realizados pela sinapse (impulsos nervosos, transmissão de informação de célula para célula até chegar ao cérebro) (Cunha, 2013).

Segue retrato de um neurônio:

IMAGEM 1 – RETRATO DE NEURÔNIO

Imagem 1 – Retrato de neurônio

• Dendritos: são os receptores de estímulos, a partir deles os neurônios recebem os impulsos elétricos.

• Axônio: neurônio responsável pela condução dos impulsos elétricos que partem do corpo celular, até outro neurônio.

• Bainha de Mielina: Serve como capa de fio de energia, ela envolve o axônio para o impulso nervoso ir mais rápido, além disso, sustenta o neurônio.

Analisando um neurônio, os dendritos captam informações de outro neurônio e vai repassando para vários outros (depois de caminhar por todo neurônio) e assim em diante, essas informações é o que determina a nossa visão, o nosso paladar, olfato, tato, podemos pegar um exemplo como: se colocarmos o dedo em água fervendo, de primeira a explicação da retirada do dedo rapidamente seria que sentimos dor, digamos que esse estímulo de colocar o dedo na água quente e a resposta da retirada do dedo, leva segundo, por outro lado, por trás disso de uma forma minuciosa explicamos que existe toda uma trajetória dos impulsos nervosos de um neurônio para outro como mostra acima para o cérebro captar a informação de dor (Cunha, 2013).

2.1 NEUROTRANSMISSOR

Para maior esclarecimento de o que realmente são neurotransmissores, a transferência dos impulsos nervosos que passam de neurônio para neurônio denominada de sinapse, liberam a partir do primeiro axônio para o outro uma substância química que é chamada de neurotransmissor. Os neurotransmissores não são liberados totalmente dos neurônios, alguns ficam com parte armazenada (sendo que depois é liberada através de uma troca de neurotransmissor), outros podem ser metabolizados ou eliminados através de enzimas (Andrade,Vieira 2013).

Segue principais neurotransmissores:

• Acetilcolina (neurotransmissor encontrado na maior parte do corpo, estômago, baço, bexiga entre outros, responsável pelos movimentos e memória ou seja, o baixo nível de acetilcolina contribui para a concentração e esquecimento).

• Endorfina (calmante natural alivia a sensação de dor, também é responsável pelo sentimento de euforia e êxtase).

• Dopamina (responsável pelos movimentos suaves, por exemplo, quando falta de dopamina causa a doença de Parkinson).

• Noradrenalina (causa no ser humano o estado de sempre estarmos alerta diante de algum risco, e nos ajuda a ter uma boa memória, o desequilíbrio da quantidade de noradrenalina pode causar várias doenças).

• Serotonina (estímulo de batimentos cardíacos, início do sono e luta contra depressão, também regula a luz durante nosso sono).

O ser humano possui em sua vida várias sensações, e uma delas como a tristeza gera a desmotivação, podendo ser causada por perdas de parentes, fracassos em geral, porém, em alguns indivíduos esse sofrimento é além do comum visto no dia a dia, o que pode levar o que é chamado de depressão mental (Andrade,Vieira 2013).

A depressão explicada quimicamente é causada pelo defeito dos neurotransmissores responsáveis pela produção de hormônios que são a serotonina e a endorfina (como falado anteriormente) que dão a sensação de conforto, prazer e bem estar. Sendo assim, a quantidade desses neurotransmissores liberados é menor do que o normal, causando o sentimento de falta de prazer, desânimo, tristeza entre outros (Andrade,Vieira 2013).

No tratamento contra a depressão são usados remédios antidepressivos capazes de reorganizar a quantidade da liberação desses neurotransmissores e assim fazer com que tudo volte ao normal, trazendo novamente a sensação de prazer ao indivíduo (Andrade,Vieira 2013).

ANEXOS

ANEXO A – ENTREVISTAS COM OS ALUNOS DE ESTÁGIO 8

ANEXO B – TABELA E GRÁFICO GERAL 10

ANEXO C – TABELA E GRÁFICO QUEIXAS/DEMANDAS 11

ANEXO A – ENTREVISTAS COM OS ALUNOS DE ESTÁGIO

ENTREVISTA 1 – ESTUDANTE ANÔNIMO 1

1) De acordo com seu conhecimento, o que você considera como possíveis causas da depressão?

R) Depressão é um transtorno, onde a pessoa possui diversos sintomas, dentre eles a falta de vontade, disposição em suas atividades, sentimento de tristeza, perda de interesse.

2) Como pode ser diagnosticada?

R) O diagnóstico se da a partir de alguns sintomas e que esses sintomas estejam presentes em um determinado tempo.

3) Qual conduta você tomaria?

R) Realizaria a terapia, focando em sua angustia e encaminharia se necessário a um psiquiatra para entrar com a medicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com