TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aula Tema 6 O Conhecimento Linguagem E Inteligencia

Artigo: Aula Tema 6 O Conhecimento Linguagem E Inteligencia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 3

O estruturalismo e o funcionalismo

O estruturalismo é o estudo da estrutura consciente da mente, que pretendia determinar os elementos constitutivos da consciência, ou seja, a relação entre os estados da consciência e as sensações.

Wundt limitou-se a experimentos mais simples. O mesmo acreditava que a cultura, a linguagem e as crenças influenciavam na introspecção do indivíduo. Acreditando assim que a forma “coletiva” seria importante para a compreensão da consciência individual. Onde ele criou a “Psicologia dos Povos”, hoje chamada de Psicologia Social.

Entretanto, Titchener abordou uma nova proposta em cima dos estudos de Wundt, e criou o então chamado “Estruturalismo”. De acordo com ele, a percepção não tinha que ser o objeto de estudo da Psicologia, mas sim a experiência consciente do indivíduo a frente das situações do cotidiano. Acreditando nisso, para tal a consciência define-se como a soma de nossas experiências momentâneas, sendo a soma das nossas experiências acumuladas ao longo da vida. Já a mente envolve o acúmulo total destes processos.

Já o Funcionalismo, é o estudo das funções mentais. Interessando-se mais pelo ato de sentir, perceber, emocionar-se, querer e pensar. Porém, continuam-se os estudos psicológicos no campo das Ciências Naturais, porém aproximando-se das idéias e teorias evolucionistas de Darwin focalizando as variações individuais como a introspecção que acreditava que era possível investigar estados de consciência examinando a própria mente. Dessa maneira, a psicologia wundtiana foi ficando para traz.

O funcionalismo preocupava-se com as funções úteis e práticas da mente. A idéia criada pelos funcionalistas não era criar uma nova “escola de pensamento” e sim, uma maneira de confrontar o estruturalismo. Já que o comportamento é adaptado e intencional, portanto toda atividade é iniciada por algum estímulo sensorial e cada resposta modifica a situação estimulante.

Wundt é considerado o pai da psicologia. Como tal, fundou o primeiro laboratório experimental de Psicologia do mundo, em 1879, acreditando que as funções mentais mais simples deveriam ser estudadas com métodos de laboratório, que o indivíduo poderia ser estudado por introspecção, dando um grande avanço nos estudos das sensações e da percepção, dos sentimentos e das variações físicas. Fazendo com que a Psicologia fosse reconhecida como ciência.

Diferente de Wundt, William James foi o pioneiro da Psicologia Funcional. Não utilizava de maneira alguma o método da experimentação em psicologia, portanto não tinha nada de experimentalista. Ele foi considerado importante na psicologia americana por escrever de forma clara e fornecer outra maneira de analisar a mente: através das funções da mesma. Deixando claro que a idéia central do funcionalismo era estudar a adaptação do ser humano no ambiente em que vive e mostrando que a consciência foi essencial na evolução humana.

Concluímos então que ambos foram muito importantes para a psicologia. De um lado Wundt como pai do estruturalismo com sua experiência consciente e a introspecção e por outro lado James, que estudou as funções da mente baseadas nas idéias evolucionistas de Darwin, com base na consciência.

Bibliografia:

Psicologia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com