TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Autismo

Seminário: Autismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/1/2014  •  Seminário  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

O Autismo é uma perturbação profunda do desenvolvimento que se manifesta até aos 30 meses de vida da criança que consiste num défice cerebral e comportamental que afeta a capacidade de um individuo comunicar, de estabelecer relações interpessoais e de responder apropriadamente ao ambiente que o rodeia. Tem uma maior prevalência nas crianças do sexo masculino.

Esta desordem caracteriza-se por um conjunto de características: a “tríade de Lorna Wing” (figura 1), que consiste em desvios a nível da comunicação, da interação social e do pensamento e comportamento. Assim, a nível da comunicação, o individuo com esta doença revela-se incapaz de usar a linguagem como meio de comunicação, dando ênfase à comunicação não-verbal, possuem por vezes um discurso repetitivo, normalmente não comunicativo e repetem automaticamente, numa “conversa”, as palavras do interlocutor, muitas vezes fora do contexto, tornando impossível a comunicação. Há crianças que nunca chegam a adquirir uma linguagem falada, e que muitas vezes nem chegam a usar outro meio de comunicação, à exceção de quando precisam de satisfazer alguma necessidade, normalmente, neste tipo de situações pega na mão de um adulto para que este lhe dê o que deseja. Quanto às crianças que conseguem adquirir uma linguagem falada, têm vários problemas de fala: alterações do timbre, ênfase, velocidade, ritmo e entoação, falta de iniciativa para iniciar e manter um discurso, falta de expressão emocional…

A nível da interação social demonstram-se incapazes de estabelecer relações sociais e têm pouca motivação para os seus contactos pessoais, estas crianças são também incapazes de estabelecer contacto visual, reduzindo a capacidade de imitação que é uma importante fonte de aprendizagem. Lorna Wings distinguiu dois tipos de crianças: as calmas e que praticamente não solicitam atenção e as que choram incansavelmente sem que seja possível acalma-las.

Nos desvios a nível do pensamento e do comportamento as crianças com esta perturbação possuem interesses repetitivos e estereotipados o que as impede de interagir adequadamente, têm formas de brincar inadequadas (como bater repetitivamente com um carrinho), podem vincular-se a um determinado objeto, desenvolvendo uma atração de tal ordem que insistem em leva-lo consigo para todo o lado. Na adolescência têm rituais compulsivos, é costume, por exemplo, criarem uma rotina e entrarem e saírem de uma sala na hora das refeições, uma alteração neste tipo de rotinas poderá provocar uma grande ansiedade no autista. Quando a deficiência mental é muito severa, estes indivíduos, possuem maneirismos motores estereotipados e repetitivos, como auto-estimulações cinestésicas (o baloiçar o corpo…), auto-estimulações percetivas de tipo visual (olhar para os dedos à altura dos olhos …), táctil (arranhar superfícies, acariciar determinados objetos…) e auditiva (o cantarolar, o dar pancadas numa superfície…). Preocupam-se fixamente em apenas uma parte de um objeto (por exemplo, nos sapatos, preocupam-se apenas com os cordões) e sentem ansiedade perante uma pequena mudança de ambiente, existindo crianças que não suportam uma pequena mudança na rotina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com