TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto-imagemVERSUS Imagem-ideal

Dissertações: Auto-imagemVERSUS Imagem-ideal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

Auto-imagem Versus imagem-ideal

Em nossa organização sociocultural, a aparência é superdimensionada em detrimento de outros valores, o que faz com que as pessoas tornem-se mais vulneráveis a sentimentos de inferioridade.

As pessoas estão sujeitas a se sentirem inseguras, por não conseguirem atingir o nivel que a sociedade exige. Ja foi implantado um padrão de beleza em que não são todos que podem alcançar, mais lutam incansavelmente por esse objetivo, e não conseguindo acabam frustadas.

Ao sentir que não está de acordo com o ideal estético, o que lhe permitiria uma apresentação confiante de seu corpo, a pessoa retrai-se.

E se tratando de dentes, não é diferente. A perda dos dentes trás um histórico de desequilibrio emocional para os seres humanos, levando a pessoa a sentir vergonha de si mesma, tristeza, depressão. Ela acredita que não pode mais viver normalmente, pois perdeu a confiança.

A perda dos dentes pode ser sentida como um ataque á própria integridade egóica.

Nos dias atuais, o trabalho dos profissionais para previnir doenças bucais, e consequências como a perda dentária, são intensos e ja alcançam muitos resultados positivos. Mas a maioria da pessoas com idade avançada sofrem das consequências de um tempo onde nao haviam recursos, além de tirar esses dentes, ou sem informação suficiente para que se cuidassem, tendo higiene bucal adequada.

"A perda dentária por falta de cuidado adequado, ou por envelhecimento." Muitos desdentados se culpam por não terem cuidado dos dentes, ou culpam os pais por não terem feito isso por eles, se punindo, mantendo a auto-estima baixíssima. Mas na veradade é a ação dos dois, a simples questão de que o tempo passa e envelhecemos e muitas coisas mudam nesse processo.Há tipo de e tipos de pessoas, aquelas que lidam bem com o processo de substituição dos dentes por próteses, mas há aquelas que precisam de um trabalho mais atencioso, pois o emocional conta muito em seu trabalho corporal.

Todos os afetos (sentimentos, emoções), são sentidos com o corpo. Quer dizer que em cada movimento, ao mesmo tempo ressoa corporalmente um sentimento. Este corpo é o lugar do eu, do EGO CORPORAL.

O ego, segundo Freud, só tem uma representação de si mesmo. Ele é, primeiro e acima de tudo, um ego corporal; não é simplesmente uma entidade de superfície, mas é, ele próprio a projeção de uma superfície. Acrescenta, ainda, o ego deriva das sensações corporais. Ele pode, assim, ser encarado como uma projeção mental da superfície do corpo.

O trabalho do profissional dentista vai além de devolver os dentes e a mastigação ao paciente. Ele devolve o sorriso, a alegria e a vontade de viver da pessoa. Então é muito im portante que o profissional saiba lidar com pessoas que sofram de complexos e tenham o emocional abalado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com