TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto regulação resumo

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Auto regulação.

Base do que Perls propôs em toda a sua teoria, a auto regulação, também conhecida por homeostase, é um conceito fundamental da Gestalt-terapia. Auto regulação é a busca do organismo pelo equilíbrio ou a satisfação de suas necessidades e, consequentemente, da sua saúde. Logo, é um processo continuo, pois o organismo está sempre apresentando várias necessidades a serem satisfeitas, mas, no entanto o organismo hierarquiza as demandas trazendo uma como figura de acordo com a necessidade dominante.

Durante a sessão, Glória

Figura e fundo

Como foi descrito na auto regulação, o organismo destaca uma necessidade dominante que passa a ser chamada de Figura, enquanto as outras necessidades ficam ao fundo (temporariamente). É um processo de intenso dinamismo, ao ponto que quando uma necessidade é satisfeita (fechando aquela Gestalt), logo outra emerge como figura. É nessa dinâmica de interação que o indivíduo interage com o meio constituindo o ciclo de contato.

Contato e Fuga

O contato se da na relação individuo/mundo É um processo dialógico, paradoxal que ocorre no campo. Só existe contato quando há percepção de ambos. Para que o individuo feche uma figura ou possa satisfazer uma necessidade é que o contato é estabelecido, ao fim, há uma retração para que emerja uma nova necessidade e um novo contato seja estabelecido. A fuga nem sempre deve ser entendida como um comportamento neurótico. Para Perls (1988) “Nem todo contato é saudável e nem toda fuga é doentia”.

Awareness

Como tradução mais próxima do seu significado, awareness é o processo de “manter-se consciente”, ou “transcender a consciência”. Em processo clínico vem como o contato cognitivo-emocional-motor do processo terapêutico. Quando o cliente volta a atenção a saber o que está fazendo e como está fazendo naquele momento e de forma continua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (39.2 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com