TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Crítico do Filme: "O Auto da Compadecida"

Por:   •  2/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 7

GRAU TÉCNICO DO CARIRI

TRABALHO DIRIGIDO

FILME: O AUTO DA COMPADECIDA

Trabalho dirigido apresentado no Curso Técnico de Enfermagem da instituição Grau Técnico do Cariri, como requisito parcial para obtenção de nota da disciplina de Português Instrumental da turma ENF 11.

JUAZEIRO DO NORTE - CE

2022

2° Resumo do Filme: O Auto da Compadecida

O filme logo no início explicita que se passa em uma cidade do sertão brasileiro, onde começa com os indivíduos Chicó e João Grilo fazendo propaganda de um filme que passará na igreja da cidade sobre a vida de Jesus Cristo, em seguida já passa os mesmos trabalhando em uma padaria também daquela localidade, evidenciando que os dois fazem de tudo para sobreviver inclusive se submeterem a ganhar pouco dinheiro e comer até pior que a cadela da mulher do padeiro, que ao comer a comida deles fica doente.

Logo em seguida os dois vão a igreja tentar convencer o padre a benzer a cadela para que de alguma forma pudesse evitar a morte do animal, mas inventaram uma mentira para o mesmo dizendo que o animal pertencia a um grande, rico e influente fazendeiro da região (Major Antônio Morais) onde o padre aceitou a proposta. Porém ao serem descobertos o padre recuou da decisão, entrando assim em conflito com o padeiro e a esposa sobre a diferença de tratamento entre os fiéis baseados no poder financeiro, até que Chicó surgiu na igreja com a notícia de que a cadela havia morrido.

Após o falecimento do animal e vendo o sofrimento da esposa o padeiro deu liberdade a João Grilo para negociar o velório do mesmo, sendo assim, João inventou outra mentira para o padre dizendo que a cadela tinha um testamento doando dinheiro para a igreja (9 contos de réis), o padre interesseiro aceitou enterrar a cadela em latim pela quantia proposta. Após receber o dinheiro, o padre chega à igreja, onde o bispo já o esperava para indagá-lo da denúncia do fazendeiro Antônio Moraes que pela mentira inicial de João Grilo, o padre sem intenção, acabou chamando a esposa do fazendeiro de cadela. João Grilo chateado por ter sido destratado e descoberto pelo padre entregou o mesmo para o bispo sobre o valor pago.

Após o velório, a mulher do padeiro se revela uma adúltera, onde a mesma acaba se jogando para cima de Chicó, sendo que já tinha marcado um encontro no mesmo dia com o valentão da cidade Vicentão, até que quase são descobertos pelo padeiro, onde a mesma inventa uma mentira para o marido dando assim a oportunidade dos três se livrarem do flagrante.

João Grilo querendo melhores oportunidades vai atrás do major Antônio Moraes em busca de emprego e consegue. Em seguida, já corta para a cena do cangaceiro Severino encontrando com o resto de seu bando onde falam sobre a pouca segurança da cidade onde não há polícia e que os moradores da mesma são egoístas, pois não deram nenhuma esmola enquanto ele estava disfarçado de mendigo.

A noite na quermesse da cidade aparece Rosinha filha do Major que se encontra pela primeira vez com Chicó que se apaixonam à primeira vista. Chegando em casa, Rosinha se encontra com seu pai que diz que a mesma terá que se casar logo e apresenta para ela uma porquinha que é um cofrinho que sua avó colocava moedas para ela. João Grilo sabendo que Chicó gostou de Rosinha bola um plano para demonstrar sua falsa coragem para a mesma, convidando o Cabo 70 e Vicentão para um duelo entre os três.

Após vencer o falso duelo Chicó se apresenta ao pai de Rosinha como pretendente para casamento com a mesma, porém inventam mais uma mentira dizendo que Chicó é um grande e rico fazendeiro. Em seguida o padre chega e para não serem descobertos falam de reformar a igreja se houver casamento, e o pai de Rosinha empresta o dinheiro para o mesmo e em troca firmam negócio de em troca se Chicó não pagar perderia uma tira de couro de suas costas.

Pouco depois o bando de Severino invade a cidade em busca de saquear a mesma, logo após João Grilo ter combinado com Chicó para fingirem que Chicó morreria pela mão de um cangaceiro, onde o mesmo estaria com uma bolsa de sangue falso para fingir sua morte. Mas por falta de sorte quando Chicó  chega na porta da igreja encontra Severino que o vê o chamar para um duelo. Pouco depois João Grilo chega na igreja fingindo ser Severino e encontra na mesma o verdadeiro Severino, seu capanga, o padeiro e sua esposa, Chicó, o padre e o bispo.

 Neste momento os cangaceiros decidem eliminar os presentes da igreja no entorno da própria igreja, e na vez de João Grilo e Chicó serem executados João inventou outra mentira falando que tinha uma gaita mágica que fazia reviver dada ao mesmo pelo próprio padre Cícero usando Chicó e sua bolsa falsa de sangue para dar “veracidade” a história. Após isso Severino pega a gaita e pede para que seu capanga atire nele e ao tocar a gaita Severino não ressuscita, dessa forma o capanga atira por vingança em João Grilo no peito o fazendo falecer dentro da igreja nos braços de Chicó.

Já morto João se encontra no purgatório rodeado de várias pessoas recém falecidas inclusive os mortos na própria igreja. Pouco depois aparece o diabo que se irrita com João Grilo por suas piadinhas e abre as portas do inferno levando quase todas as pessoas para o inferno, em meio a isso João pede um julgamento justo, surgindo Jesus ao fundo para ser o mediador do julgamento dos pecadores, vendo sua situação cada vez mais difícil e nem Jesus daria jeito João convoca Nossa Senhora para ajudá-lo.

Nossa Senhora ao chegar cumpre bem o papel de advogada de defesa trazendo a tona as qualidades e virtudes das almas presentes no purgatório, sendo a esposa e o padeiro mostrando a união e o amor que um tinha pelo outro no momento da morte morrendo abraçados com um mesmo tiro, o padre e o bispo também que mesmo no momento de suas mortes perdoaram seu assassino assim como Jesus e Severino que é perdoado pela morte violenta de seus pais em sua frente quando criança pela polícia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (97.5 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com