TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliaçao Psicologica

Ensaios: Avaliaçao Psicologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  1.169 Visualizações

Página 1 de 3

Avaliação psicológica

A avaliação psicológica é um método que visa avaliar, através de instrumentos previamente validados para a determinada função, os diversos processos psicológicos que compõe o indivíduo, sendo o psicólogo o único profissional habilitado por lei para exercer esta função.

Esta responsabilidade traz consigo uma série de importâncias éticas que visam não somente a imparcialidade do processo em si, mas principalmente a humanização deste, tendo como foco, em último interesse a preservação da integridade do individuo avaliado.Partindo deste principio muitas questões vem a tona, como a influência do diagnóstico no contexto social do avaliado; o posicionamento do psicólogo em relação à avaliação; do sigilo profissional na confecção de laudos, além de várias outras que cercam a responsabilidade ética na avaliação psicológica.

O psicólogo deve ter consciência da influência que um diagnostico pode trazer para a realidade do paciente avaliado.

A avaliação psicológica é uma área da psicologia dirigida a compreenção de problemas pessoais, grupais, institucionais ou sociais. Para desenvolvê-la o psicólogo precisa lançar mão de um modelo teórico que lhe possibilite compreender determinado fato.

A primeira função do psicólogo é fazer avaliação psicológica utilizando métodos e técnicas psicológicas e deverá adotar como princípios norteadores as técnicas da linguagem escrita e os princípios éticos, técnicos e científicos da profissão.

O processo de avaliação psicológica deve considerar que os objetos deste procedimento (as questões de ordem psicológica) têm determinações históricas, sociais, econômicas e políticas, sendo as mesmas elementos constitutivos no processo de subjetivação. o documento, portanto, deve considerar a natureza dinâmica, não definitiva e não cristalizada do seu objeto de estudo.

os psicólogos, ao produzirem documentos escritos, devem se basear exclusivamente nos instrumentais técnicos (entrevistas, testes, observações, dinâmicas de grupo, escuta, intervenções verbais) que se configuram como métodos e técnicas psicológicas para a coleta de dados, estudos e interpretações de informações a respeito da pessoa ou grupo atendidos, bem como sobre outros materiais e grupo atendidos e sobre outros materiais e documentos produzidos anteriormente e pertinentes à matéria em questão. Esses instrumentais técnicos devem obedecer às condições mínimas requeridas de qualidade e de uso, devendo ser adequados ao que se propõem a investigar.

A linguagem nos documentos deve ser precisa, clara, inteligível e concisa, ou seja, deve-se restringir pontualmente às informações que se fizerem necessárias, recusando qualquer tipo de consideração que não tenha relação com a finalidade do documento específico.

Os Testes Psicologicos sao instrumentos de avaliação de caracterÌsticas psicologica, sao registros de amostras de comportamentos e respostas de indivÌduos, nas •reas de emoção e afeto, inteligência, motivação, personalidade dentre outros aspectos, segundo os critérios seguidos pelo psicólogo.

Feito os testes psicológicos cabe ao profissional elaborar de maneira clara a situação ou estado psicológico, tendo como finalidade afirmar sobre as condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com