TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectivas psicológicas da atualidade

Resenha: Perspectivas psicológicas da atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  782 Visualizações

Página 1 de 2

Perspectivas psicológicas da atualidade.

• Psicanálise: é a teoria da personalidade como método de psicoterapia, criada por Sigmund Freud. Freud acreditava que os desejos que não são aceitos na infância são retirados da consciência deliberada e tornam-se inconsciente, onde continuam influenciando os sentimentos, as razões e até mesmo os pensamentos.

E os pensamentos inconscientes se expressam por meio de sonhos, atos falhos e maneirismos físicos. Durante uma terapia com um certo paciente, Freud utilizava do método da associação livre, no qual o paciente era instruído a falar o que lhe vinha na mente que era uma forma de trazer a tona os desejos inconscientes para a consciência.

- perspectiva psicanalista: A suposição principal é que os comportamentos surgem de processos inconscientes que são crenças, medos e desejos que a pessoa não esta consciente, mas que influenciam o comportamento. Freud dizia que muitos dos impulsos proibidos ou punidos pelos pais e pela sociedade durante a infância são considerados instintos inatos. Só que eles não desaparecem, mas se tornam problemas emocionais e sintomas de doença mental ou como um comportamento socialmente aprovado, que pode ser uma atividade artística ou literária.

Freud acreditava que nós somos motivados pelos mesmos instintos básicos que os animais e que lutamos contra uma sociedade que enfatiza o controle desses impulsos.

• Perspectiva comportamental: se concentra em observar os estímulos e as respostas, e assim considera o comportamento como resultado do condicionamento e do reforço. Um exemplo seria o da nossa vida social que pode concentrar nas pessoas do nosso convívio (estímulos sociais), os tipos de respostas que damos a elas (recompensa, punição ou neutro), os tipos de resposta que eles nos da (recompensa, punição ou neutro). E assim, como resposta conserva a interação social.

Antigamente a abordagem comportamental escrita não considera os processos mentais individuais e até mesmo os chamados behavoristas contemporâneos geralmente não examinam os processos mentais que intervêm como estimulo e a resposta. Psicólogos que não são behavoristas geralmente registram o que as pessoas dizem sobre sua experiência consciente e assim traçam inferências sobre sua atividade mental a partir destes dados objetivos.

• Perspectiva cognitiva: é um retorno as raízes cognitivas da psicologia e uma reação a limitação do behavorismo que tinha como tendência negligenciar atividades humanas complexas, como por exemplo, raciocínio, planejamento, tomada de decisões e comunicação.

A perspectiva cognitiva também esta ligada a processos mentais como: percepção, memorização, raciocínio, decisão e solução de problemas. Ela se resume que: (1) apenas estudando processos mentais podemos entender o que todos os organismos fazem; e (2) podemos estudar os processos mentais de forma mais objetiva focando para alguns comportamentos específicos porem interpretando em termos dos processos mentais subjacentes. Com isto, os psicólogos cognitivos, fazem uma analogia entre a mente e o computador. E assim, as informações recebidas são selecionadas, comparadas e combinadas com as que já estão na memória.

• Fenomenologia: A fenomenologia deriva da palavra grega phaenomenon + logos, que significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com