TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLAS PSICOLÓGICAS

Casos: ESCOLAS PSICOLÓGICAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  1.981 Palavras (8 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 8

GESTALT

O surgimento e seus representantes

A escola gestáltica surgiu na Alemanha, período compreendido entre 1930 e 1940 e teve como expoentes máximos: Max Wertheimer (1880-1943), Wolfgang Köhler (1887-1967) e Kurt Koffka (1886-1941). Posteriormente Kurt Goldstein (1878-1965) dedicou-se ao estudo das manifestações comportamentais com base nas noções da Psicologia da Gestalt, com Frederick Perls (1893-1970), criador da Gestalt-terapia. Frederick Perls o principal representante , um médico nascido em Berlim, especialista em psiquiatria. Sua contribuição para a psicologia segundo vários estudiosos dessa ciência, decorre principalmente na área da psicoterapia. Entretanto, observa-se um crescente desenvolvimento da aplicação de sua teoria em diversos contextos da atividade humana.

O que é a GESTALT?

A Gestalt é sobretudo uma síntese de abordagens que, visa a compreensão da psicologia e comportamentos humanos. Sua ênfase repousa na natureza do todo e não na derivação das partes, sendo seu principal pressuposto humanista e orientado para o crescimento da pessoa.

O princípio fundamental da Teoria da Gestalt sugere que a análise das partes nunca pode proporcionar uma compreensão do todo, uma vez que o todo é constituído pelas interações e interdependências das partes. As partes de uma gestalt não mantêm sua indentidadde quando estão separadas de uma função no lugar do todo.

A percepção é o ponto de partida e também um dos temas centrais dessa teoria. Para os gestaltistas, entre o estímulo que o meio fornece e a resposta do indivíduo, encontra-se o processo de percepção do indivíduo. O que o indivíduo percebe e como percebe são dados importantes para a compreensão do comportamento humano. Sendo assim, a Teoria da Gestalt sugere que a maneira como é percebido um determinado estímulo irá desencadear o comportamento. Deste modo encontra-se nos fenômenos da percepção as condições para a compreensão do comportamento humano.

A Teoria da Gestalt acentua, a organização dinâmica e sintética do campo perceptivo de cada um,

sujeito a tensões interiores produzidas por necessidades que determinam as reações.

Na verdade Perls afirma que, o equilíbrio organísmico supõe uma constante interação com o meio. Um ponto fundamental para Perls é que a pessoa pode esolher a forma de se relacionar com o meio; 'somos auto-apoiados e auto-regulados quanto ao fato de que reconhecemos nossa própria capacidade de determinar como nos apoiamos e nos regulamos dentro de um corpo que inclui muito mais que nós mesmos".

Bibliografia:

*Livro: A psicologia e as Psicologias – Ana Maria Bock

*http://www.eps.ufsc.br/disserta97/longen/cap3.htm-

BEHAVIORISMO OU COMPORTAMENTALISMO

O surgimento e seus representantes

O Behaviorismo surgiu nos Estados Unidos da América, no início do século XX. Considera-se o marco de sua origem a publicação no periódico Psychological Record , em 1913, do artigo “Psychology as the behaviorist views it” de John Broadus Watson (1878-1958).

Na época, a comunidade científica, sobretudo a norte-americana, demandava uma maior objetividade nos estudos do comportamento humano e vários pesquisadores tentaram elaborar uma forma de Psicologia que atendesse a essa demanda. Woodworth (em 1899), Pierón (em 1904) e Cattel (no Congresso de Artes e Ciências de Saint Louis em 1904) são alguns exemplos. Em 1911, Max Meyer, considerado um dos precursores mais diretos do Behaviorismo, publicou “The fundamental laws of human behavior”. Foi durante a segunda fase desta psicologia que o mais importante behaviorista B.F.Skinner (1904-1990) sucedeu Watson. O Behaviorismo de Skinner, conhecido como a análise experimental do comportamento, tem como fundamento base, a formulação do condicionamento operante.

O que é a Behaviorismo?

Behaviorismo é uma abordagem psicológica que vislumbra o comportamento animal e apenas como reações observáveis de forma direta, enfatizando a aplicação rigorosa do método científico ao estudo dos fenômenos psicológicos. O Behaviorista, em seus esforços para conseguir um esquema unitário da resposta animal, não reconhece uma linha divisória entre o homem e a “besta¨.

Segundo Watson, não existe algo chamado de consciência. Toda aprendizagem depende do meio externo. Sendo assim, toda atividade humana é condicionada e condicionável em decorrência da variação na constituição genética. Não havendo necessidade alguma de mencionar a vida psíquica ou a consciência.

À medida que Watson postulava o comportamento como objeto da psicologia, dava a esta ciência a consistência que os psicólogos da época vinham buscando.

O Behaviorismo dedicou-se ao estudo do comportamento do indivíduo e na relação que este mantém com o meio ambiente. Porém, como o comportamento e meio são termos amplos demais para serem úteis à uma análise descritiva nesta ciência, os psicólogos desta tendência chegaram aos conceitos de estímulo e resposta. Estímulo e resposta são, portanto, as unidades básicas da descrição e o ponto de partida para a ciência do comportamento.

Além de diversas negações de Watson sobre a vida psíquica , consciência, instintos ou a recusa a existência dos instintos e do mentalismo, o americano estendeu suas pesquisas aos processos de condicionamento (respondente e operante), entenderam sobre os mecanismos usados para identificar as consequências das mudanças de comportamento (o feedback de informação e o feedback afetivo), distinguiu duas classes de comportamentos: o comportamento respondente (reflexo) e o comportamento operante (voluntário).

Assim, a partir de um conjunto de pressupostos do Behaviorismo, o homem começa a ser estudado como produto do processo de aprendizagem pelo qual passa desde a infância, ou seja, como produto de associações estabelecidas durante sua vida, entre estímulos (do meio) e respostas (manifestações comportamentais) a estes estímulos.

Bibliografia :

*Livro: A psicologia e as Psicologias – Ana Maria Bock

Site: http://www.cemp.com.br/novo/dados/upload/Origens%20do%20Behaviorismo.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com